Quando usar o pretérito perfeito e o pretérito mais-que-perfeito?

Índice

Quando usar o pretérito perfeito e o pretérito mais-que-perfeito?

Quando usar o pretérito perfeito e o pretérito mais-que-perfeito?

O pretérito perfeito indica um momento determinado do passado: “... o árbitro apitou”. O pretérito mais-que-perfeito indica um momento antes do pretérito perfeito: “... a bola já entrara.”

Tinha no pretérito mais-que-perfeito?

ter
Indicativo
PresentePretérito imperfeitoPretérito mais-que-perfeito
tenho tens tem temos tendes têmtinha tinhas tinha tínhamos tínheis tinhamtivera tiveras tivera tivéramos tivéreis tiveram
Conjuntivo / SubjuntivoImperativo
PresentePretérito imperfeitoAfirmativo (Negativo)
Mais 1 linha

Quando se usa o futuro do pretérito?

O futuro do pretérito do indicativo se refere a um fato que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação passada. É utilizado também para indicar uma ação que é consequente de outra, encontrando-se condicionada. Expressa ainda incerteza, surpresa e indignação.

Porque o pretérito mais-que-perfeito tem esse nome?

O pretérito mais-que-perfeito tem esse nome porque indica fato anterior ao expresso pelo perfeito "FAMÍLIA MUDA-SE" é o nome de uma mais do que recomendável peça teatral, escrita e dirigida por Odilon Wagner.

Qual a diferença entre o pretérito perfeito e imperfeito?

Como vemos, a principal diferença entre estes dois tempos do modo indicativo é a seguinte: O pretérito perfeito indica uma acção passada, inteiramente concluída. O pretérito imperfeito indica uma acção passada mas que continua.

Qual é o pretérito perfeito?

Pretérito Perfeito (simples)-Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado. Por exemplo: ... Futuro do Presente (composto)-Enuncia um fato que deve ocorrer posteriormente a um momento atual, mas já terminado antes de outro fato futuro.

Será que o pretérito é mais perfeito do que os outros?

Seria porque ele é mais perfeito do que os outros? A resposta é não. O pretérito mais-que-perfeito é mais-que-perfeito porque indica uma ação do passado que aconteceu antes do pretérito perfeito. No pretérito perfeito, a ação acontece em um momento determinado do passado. Observe os exemplos:

Qual o pretérito mais comum?

Falou como se fora comum. Além disso, em sua forma composta, o pretérito mais-que-perfeito pode ser usado para falar de uma ação situada de forma incerta no passado, por exemplo: Ela já tinha falado isso antes. O pretérito mais-que-perfeito apresenta uma forma simples e duas compostas (uma, no indicativo, e outra, no subjuntivo).

Qual a conjugação do verbo mais-que-perfeito?

O pretérito mais-que-perfeito é construído a partir da 3° pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo. Devemos tirar a terminação "-m" do verbo e colocar as desinências de pessoa para que se tenha o pretérito mais-que-perfeito. Veja a conjugação do verbo cantar nesse tempo:

Postagens relacionadas: