Como explicar a origem do plural dos nomes terminados em ao em língua portuguesa?
Como explicar a origem do plural dos nomes terminados em ao em língua portuguesa?
No caso de pão, a palavra latina é 'pane(m)', que origina o plural pães. ... A justificativa para a escolha de uma ou outra forma na formação do plural de palavras terminadas no ditongo nasal “ão” é, como analisado previamente, dada de forma sincrônica. Ou seja, através da origem latina de cada um desses vocábulos.
Quais são os exemplos de palavras no plural?
Exemplos de palavras no plural: troféus (de troféu ), pastéis (de pastel ), carros (de carro ), andavam (de andava ), andaram (de andou) etc. Seguem as regras formais para a formação do plural a partir do singular. Acrescenta-se o sufixo s à forma singular.
Qual a diferença entre o plural e a latina dessas palavras?
Farei a seguir uma síntese – inspirada na Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra – dos diferentes grupos que fazem o plural de forma idêntica entre si: Obs. A explicação inicial e genérica para esta diferença está relacionada com a origem latina dessas palavras.
Qual o significado do verbo plural?
O verbo no plural pode se referir a: 1ª pessoa do plural (nós), 2ª pessoa do plural (vós), 3ª pessoa do plural (eles). Os verbos flexionam em número de modo muito particular, dependendo da conjugação em tempo, modo e pessoa.
Quais as regras do plural de substantivos comuns?
Seguem as mesmas regras do plural de substantivos comuns, como por exemplo: Rangéis (Rangel), Dantas (Danta), Nunos (Nuno), Andrés (André) etc. A Letra o (ô) tônico fechado de alguns substantivos no singular muda para a letra o (ó) aberto no plural.