Qual a diferença entre taxa real de juros e taxa nominal ou efetiva de juros?

Índice

Qual a diferença entre taxa real de juros e taxa nominal ou efetiva de juros?

Qual a diferença entre taxa real de juros e taxa nominal ou efetiva de juros?

Taxa de juros real x Taxa de juros nominal A taxa nominal é a taxa declarada de uma operação financeira. ... Já a taxa de juros real, por sua vez, é a taxa nominal descontada da inflação. Ou seja, é quanto um investimento rende acima da inflação.

Qual a diferença de taxa real para taxa nominal?

A taxa de juros real é a taxa nominal descontada da inflação. A taxa de juros real mede a rentabilidade de seus investimentos, já descontando a inflação.

O que significa taxa de juros nominal?

A taxa de juros nominal leva esse nome por ser, justamente, o valor informado ou contratado em uma operação financeira. Por exemplo, você decide investir em títulos do Tesouro Direto e o rendimento declarado para a aplicação é de 5% ao ano. Esse valor representa a taxa de juros nominal.

O que é taxa nominal ou aparente?

Uma taxa é nominal quando o valor do capital inicial tomado como base de cálculo não representa o valor efetivamente recebido ou desembolsado. Trata-se, na verdade, de uma taxa aparente.

Como é conhecida a taxa nominal?

Antes mesmo de começar a te explicar, aqui já vai uma sacada: a Taxa Nominal também é conhecida como Taxa de Juros Aparente, até porque, é o que realmente aparenta nos contratos.

Qual a taxa de juros efetiva e nominal?

As taxas de juros efetiva e nominal são as mais trabalhadas nas transações financeiras. Enquanto a taxa efetiva é aquela na qual o período de formação e incorporação dos juros ao capital coincide com o período da taxa referida, na taxa nominal o período de formação e incorporação dos juros ao capital não coincide com o da taxa referida.

Qual a diferença entre a taxa efetiva e a nominal?

Na prática, a diferença entre taxa efetiva e nominal é o seu período de capitalização. Enquanto a primeira quase sempre é resultante de uma aplicação periódica dos juros previstos, a segunda é aquela que acrescentará juros às prestações de um empréstimo, por exemplo.

Como entender a taxa de juros nominal?

Abaixo, você irá entender um pouco mais sobre as taxas de juros nominal, real, equivalente e a aparente. Além disso, você entenderá um pouco melhor a taxa de juros efetiva. A taxa nominal é uma taxa de juros em que a unidade referencial não coincide com a unidade de tempo da capitalização.

Como usar a taxa de juros e período de capitalização?

Como as unidades de medida de tempo da taxa de juros e dos períodos de capitalização são iguais, usa-se exemplos simples como 1% ao mês, 60% ao ano. Essa também é uma taxa bastante utilizada nas calculadoras financeiras, planilhas e transações econômicas do mercado. Exemplo de taxa efetiva: 3% ao mês com capitalização mensal.

Postagens relacionadas: