O que é uma crônica exemplos?

Índice

O que é uma crônica exemplos?

O que é uma crônica exemplos?

A crônica é um gênero textual curto escrito em prosa, geralmente produzido para meios de comunicação, por exemplo, jornais, revistas, etc. Além de ser um texto curto, possui uma "vida curta", ou seja, as crônicas tratam de acontecimentos corriqueiros do cotidiano.

Quais itens são características da crônica?

Características da crônica

  • Trata de assuntos contemporâneos;
  • Utiliza linguagem simples e coloquial;
  • Faz uso de poucos ou nenhum personagem;
  • Tom irônico e humorístico;
  • Bastante usado no jornalismo;
  • Textos rápidos e objetivos.

O que é uma crônica e como se faz?

A crônica é um texto que tem a idade delimitada e narra fatos históricos, seguindo uma ordem cronológica. Geralmente faz uma crítica ou comentário sobre algo que está sendo debatido no momento. ... É um texto mais simples, com o objetivo de apresentar uma única ideia ou uma percepção da realidade.

Como se faz uma crônica passo a passo?

Como fazer uma crônica

  1. Primeiro passo: escolha o tema. ...
  2. Defina o tempo em que a narração se situa. ...
  3. Decida o espaço em que a situação se desenrola. ...
  4. Escolha os personagens. ...
  5. Defina o tipo de narrador. ...
  6. Escreva a sua crônica.

Qual a importância de uma crônica?

A crônica é um texto que tem a idade delimitada e narra fatos históricos, seguindo uma ordem cronológica. Geralmente faz uma crítica ou comentário sobre algo que está sendo debatido no momento. Em primeiro lugar, uma crônica deve ser curta, essa é sua primeira regra de ouro.

Quais são as características da crônica?

Estas são as três principais características da crônica, mas não custa repetir que esta percepção pessoal, normalmente, se baseia em uma ideia simples. E para podermos explicar isso melhor, primeiro, precisamos entender que apesar de seguir estas regras (ou características), existem algumas variações.

Qual a origem da palavra crônica?

A palavra crônica se origina do latim Chronica e do grego Khrónos (tempo). O significado principal neste tipo de texto é precisamente o conceito de tempo, ou seja, é o relato de um ou mais acontecimentos em um determinado período.

Por que uma crônica deve ser curta?

Em primeiro lugar, uma crônica deve ser curta, essa é sua primeira regra de ouro. Ela não é um livro, nem pretende provar como funciona o universo. É um texto mais simples, com o objetivo de apresentar uma única ideia ou uma percepção da realidade.

Postagens relacionadas: