Quais as considerações sobre a extração da argila devemos observar?
Quais as considerações sobre a extração da argila devemos observar?
A extração de argila, como matéria-prima básica para as indústrias ceramistas, trouxe diversos impactos ambientais negativos como: desequilíbrios ecológicos e agrícolas, erosão, assoreamento dos rios e lagos, desmatamento. ... Palavras-chave: Extração de argila, impactos ambientais, Educação Ambiental.
Como a argila é formado?
As argilas são formadas devido à decomposição do feldspato, que é um mineral constituinte das rochas ígneas. ... Após a secagem, a argila é moída e peneirada para retirada de partículas maiores.
Quais são as formas de extração de argila?
02) O nome popular deste recurso mineral é o “barro” encontrado geralmente em terrenos sedimentares, em vales e terrenos residuais. Segundo (MECHI e SANCHES, 2010) A extração de argila em terrenos planos aluviais é uma das formas mais impactantes de mineração, por realizar-se a céu aberto e em áreas próximas a recursos hídricos.
Como é feita a produção de argila?
A produção de argila pode ser conduzida através de um processo seco ou úmido/suspensão. Este processo é constituído por uma série de fases: extração, mistura (quando necessário), cominuição e secagem. Cada fase requer determinadas competências e maquinário para assegurar que oferecemos sempre o produto ótimo para cada aplicação.
Como ficará a água com argila?
Como a argila está apenas suspensa na água, e não dissolvida, ela vai assentar no fundo se for deixada quieta. A água com argila precisará ficar parada por pelo menos 24 horas. As duas substâncias formarão camadas separadas. Você saberá quando isso aconteceu porque a água ficará transparente.
Quais são os impactos ambientais causados pela extração da argila?
Os impactos ambientais causados pela extração da argila no município, requerem a urgência no desenvolvimento de políticas ambientais que amenizem a situação de degradação. A realização de atividades ligadas a Educação Ambiental no município é o caminho para fomentar mudanças na forma de explorar os recursos naturais.