Qual cirurgia comprometeria mais a função do sistema digestório e porquê?
Índice
- Qual cirurgia comprometeria mais a função do sistema digestório e porquê?
- O que provoca a eliminação da bile?
- É um hormônio produzido pelo intestino que estimula o pâncreas a secretar bicarbonato de sódio?
- Qual é o papel das microvilosidades no intestino delgado?
- O que acontece quando vc vomita a bile?
- Quais são os carboidratos do aparelho digestório?
- Qual a determinação da densidade?
- Qual a unidade de densidade do si?
- Como funciona a digestão de gorduras?
Qual cirurgia comprometeria mais a função do sistema digestório e porquê?
Qual cirurgia comprometeria mais a função do sistema digestório e por quê: a remoção dos vinte e cinco centímetros iniciais do intestino delgado (duodeno) ou a remoção de igual porção do início do intestino grosso? A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da digestão intestinal.
O que provoca a eliminação da bile?
As gorduras parcialmente digeridas, presentes no quimo, estimulam as células do duodeno a liberarem o hormônio secretina, que provoca a eliminação da bile pela vesícula biliar.
É um hormônio produzido pelo intestino que estimula o pâncreas a secretar bicarbonato de sódio?
Secretina: a principal função é estimular a secreção de bicarbonato de sódio no pâncreas. A secretina é um hormônio polipeptídeo com 27 aminoácidos produzida pelas células S do duodeno em resposta a um pH entre 2 e 4,5 (muito ácido).
Qual é o papel das microvilosidades no intestino delgado?
As vilosidades intestinais, assim como as microvilosidades no intestino delgado, têm a função de aumentar a absorção dos nutrientes após a digestão. Elas são as dobras dos intestinos. A superfície das vilosidades tem uma área de 12 cm² e das microvilosidades 240 cm².
O que acontece quando vc vomita a bile?
O vômito amarelo ou verde indica principalmente a liberação de bile que está no estômago, sendo muitas vezes devido ao jejum, estômago vazio ou obstrução intestinal, por exemplo.
Quais são os carboidratos do aparelho digestório?
Os carboidratos são absorvidos no aparelho digestório em forma de açúcares simples, principalmente glicose. As proteínas são absorvidas no aparelho digestório e decompostas em cerca de vinte tipos de aminoácidos necessários para o anabolismo celular.
Qual a determinação da densidade?
No caso específico da densidade, sua determinação depende do conhecimento de duas variáveis muito importantes, o peso (representado pela letra P) e o volume (representado pela letra V). O peso do material é determinado por uma balança, e o volume, geralmente, é medido com a utilização de uma proveta ou um béquer.
Qual a unidade de densidade do si?
No SI (Sistema Internacional de Unidades), a unidade de densidade é o quilograma por metro cúbico (kg/m 3). No entanto, os mais utilizados são g/cm 3 e o g/mL, lembrando que 1 cm 3 equivale a 1 mL. A densidade pode ser expressa para uma substância ou para uma mistura de substâncias.
Como funciona a digestão de gorduras?
As gorduras, na digestão, são hidrolisadas ou decompostas em glicerina e ácidos graxos. Em seguida, estes se transformam, através de síntese, em gorduras neutras, compostos de colesterol e fosfolipídios. As gorduras podem ser sintetizadas nas estruturas do organismo ou armazenadas nos tecidos, que irão usá-las quando for necessário.