Como é feito o transporte de glicose para dentro da célula?

Índice

Como é feito o transporte de glicose para dentro da célula?

Como é feito o transporte de glicose para dentro da célula?

Ouça em voz altaPausarA glicose, principal fonte de energia celular, é transportada na maioria das células por difusão facilitada, através de proteínas transportadoras presentes na membrana plasmática.

Qual é a função do GLUT 4?

Ouça em voz altaPausarGLUT4 é o chamado transportador de glicose insulino-sensível, cujo principal papel é proporcionar a captação de glicose insulino-mediada em tecidos adiposo e muscular, tecidos que expressam especificamente, mas não unicamente, a proteína GLUT4.

Qual a função do capn10?

Ouça em voz altaPausarDiabetes tipo II: todas as nossas células nucleadas tem em seu cromossomo 10 o gene CAPN-10 que produz um tipo de proteína capaz de decompor a gordura dos espaços intercelulares dos nossos tecidos, evitando, assim, o acúmulo dessa substância e os prejuízos metabólicos que poderiam causar aos órgãos atingidos.

Porque a glicose precisa de um transportador para entrar na célula?

Ouça em voz altaPausarPara entrar na célula, a glicose necessita atravessar a membrana plasmática. Diferentemente de algumas substâncias, o peso molecular da glicose impede sua passagem para o interior da célula por meio de difusão simples. A glicose, na maioria das vezes, entra na célula por um processo de difusão facilitada.

Qual o sistema de transporte de glicose?

Existem dois sistemas de transporte de glicose que dependente de uma proteína facilitadora. É realizado através de difusão facilitada, portanto a favor de seu gradiente de concentração, cujo fluxo pode ser bidirecional a depender das concentrações do meio intra e extracelular.

Como funciona a glicose no sangue?

Quando os níveis de glicose aumentam no sangue ocorre um sinal insulínico, com a secreção deste hormônio pelo pâncreas. A insulina atua como mensageiro celular estimulando as células, através do sinal insulínico, a expressarem os transportadores GLUT4 na membrana, aumentando assim a captação de glicose pelas células.

Qual a utilização da glicose dependente da insulina?

No entanto, o tecido adiposo contribui apenas com uma pequena fração da utilização da glicose dependente da insulina, de forma que sua maior utilização (mais de 75%) ocorre no músculo esquelético (HUANG; CZECH, 2007; ROGERS et al., 2009; TEIXEIRA, 2010).

Como ocorre a entrada da glicose nas células?

Já a entrada da glicose nas demais células ocorre através das GLUTs que são proteínas transportadoras de glicose. Existem várias GLUTs com comportamento cinético diferente, algumas delas são constitutivas e integram as membranas celulares, ex. GLUT1 e GLUT2, outras são expressas mediante o estímulo hormonal, ex. GLUT4.

Postagens relacionadas: