É extraído da Cana-de-açúcar?
É extraído da Cana-de-açúcar?
É com ela que se faz dois produtos essenciais para a economia mundial: o açúcar, parte indispensável da alimentação humana, e o álcool, utilizado nas bebidas alcoólicas como a cachaça, o vinho e a cerveja, ou como combustível para abastecer os carros, também conhecido como etanol.
Como é feita a extração dos açúcares da cana?
A extração dos açúcares da cana pode ser feita por dois processos: moagem e difusão. O processo de difusão é pouco utilizado no Brasil, por isso não terá foco neste post. A moagem é um processo de extração do caldo em que a cana passa por dois rolos.
Como é feita a moagem da cana de açúcar?
A cana proveniente da lavoura é pesada e pode passar por uma análise química para quantificação do açúcar presente nela. 2º) Moagem da cana-de-açúcar: A cana é triturada nas moendas das usinas, liberando assim o seu caldo conhecido como garapa.
Como é desperdiçado o bagaço da cana-de-açúcar?
O bagaço da cana-de-açúcar não é desperdiçado, mas sim queimado nas caldeiras para liberar energia que é usada na produção da eletricidade para a própria usina. 3º) Produção do melaço: A garapa é aquecida a cerca de 105ºC e produz o melaço, isto é, uma solução de cerca de 40% de sacarose.
Como fazer a colheita da cana-de-açúcar?
1º) Colheita da cana-de-açúcar: Isso pode ser feito com colheitadeiras mecânicas (como mostra a imagem a seguir) ou de forma manual através da queima da palha que envolve a base do vegetal e do corte do caule. Cerca de uma tonelada de cana-de-açúcar colhida dá origem a 70 litros de etanol.