É correto falar a presidenta?

Índice

É correto falar a presidenta?

É correto falar a presidenta?

Sim! As duas formas são registradas pela Academia Brasileira de Letras (no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa), pelo respeitadíssimo dicionário Houaiss, pelo Aurélio e tantos outros.

Quando foi criada a palavra presidenta?

Estou citando a edição de 1972 para que futuramente não se alegue que foi o presidente Lula quem inventou “presidenta”. Ele apenas deu uma forcinha para que o termo deixasse de ter “curso restrito no idioma”, como observava o admirável filólogo Celso Cunha há quase quatro décadas.

Qual a classe gramatical da palavra presidente?

Significado de Presidente substantivo masculino e feminino Pessoa que dirige as deliberações de uma assembléia, de um tribunal. ... adjetivo Que preside: juiz presidente.

Qual é o feminino de prefeito?

A palavra prefeita, deriva como feminino de prefeito. Este deriva do latim "praefectus,i", com o sentido de chefe.

Qual é o substantivo feminino de presidente?

Nossos mais usados dicionários, o "Houaiss" e o "Aurélio", aceitam a forma presidenta. Presidenta, segundo o "Aurélio", é "mulher que preside ou mulher de um presidente", distinta de presidente, que é "pessoa que preside" ou "o presidente da República".

Qual é o feminino de ministro?

Significado de Ministra Pessoa do sexo feminino ou coisa do gênero feminino que concorre para determinado fim; medianeira. Mulher que exerce o cargo de ministro.

Qual é o feminino de cliente?

Feminino "clienta"
SingularPlural
Masculinoclienteclientes
Femininocliente / clientaclientes / clientas

Quem é o presidente ou a presidenta?

Presidente ou presidenta? Estávamos tão acostumados com presidentes homens que de repente a novidade fez surgir essa dúvida linguística. Pois bem, saiba que você não está sozinho, e atentos a essa dúvida, alguns estudiosos já pensaram sobre a questão.

Quem foi a primeira mulher para chefiar a nação?

A lei ficou arquivada durante longos cinquenta e quatro anos até que escolhemos a primeira mulher na história para chefiar a nação. Contudo, a antiga lei fez uma observação importante: para que fossem utilizados termos femininos na designação dos cargos, estes deveriam estar, primeiramente, subordinados às questões gramaticais.

Por que a Folha de São Paulo optou por chamar de presidente?

A Folha de São Paulo já optou por chamar de presidente, deixando de lado a forma presidenta.Seguiu a regra da Academia Francesa: "Madame le Président". Mas a questão é de uma escolha pessoal da senhora Dilma Rousseff.Ela é que vai dizer como quer ser tratada e naturalmente vai considerar o aspecto político.

Qual a lei que determina o uso da forma feminina para cargos públicos?

Existe uma lei federal, de 1956, do senador Mozart Lago, que determina o uso da forma feminina para designar cargos públicos ocupados por mulheres, portanto, se tivéssemos uma presidente, o que era pouco provável àquela época, deveríamos chamá-la por presidenta.

Postagens relacionadas: