Qual material é feito lona de freio?
Índice
- Qual material é feito lona de freio?
- Como é fabricado à lona de freio?
- Como verificar lona de freio está gasta?
- Quanto tempo dura a lona de freio?
- Qual a melhor lona de freio para caminhões?
- São componentes de atrito do freio?
- Como saber que está na hora de trocar a lona do freio?
- Quando trocar as lonas de freio do carro?
- Qual a espessura mínima da lona de freio?
- Quanto tempo dura sapata de freio?
Qual material é feito lona de freio?
As pastilhas e lonas de freio são usualmente fabricadas de um composto de fibras sintéticas, metais e resina, com maior ou menor grau de dureza. Quanto mais duras e resistentes ao atrito, mais eficaz é o seu desempenho, mas paralelamente, mais rapidamente desgasta os discos e tambores.
Como é fabricado à lona de freio?
A lona de freio do caminhão é uma peça curvada, fabricada a partir de um composto de fibras sintéticas, resinas e metais. Fixadas nas sapatas, partes móveis do sistema, quando o freio é acionado elas entram em contato com o tambor e ajudam a diminuir a velocidade das rodas.
Como verificar lona de freio está gasta?
– O veículo está “puxando” mais para um lado, dificultando a dirigibilidade; – Veiculo percorre uma distância muito maior até parar completamente; – Trepidação no pedal de freio; – Curso longo do pedal de freio.
Quanto tempo dura a lona de freio?
Fabricantes estipulam uma média de 20 mil quilômetros para pastilhas e 50 mil quilômetros para as lonas. As pastilhas têm vida útil menor, pois são mais exigidas que as lonas, já que há uma pressão maior no eixo dianteiro, poupando o desgaste dos componentes das rodas traseiras.
Qual a melhor lona de freio para caminhões?
A primeira dica é optar pelas lonas fabricadas com fibras sintéticas e resinas misturadas com metais, que alcançam um nível de dureza ideais para garantir mais tempo de vida útil. Lembrando que as peças de amianto foram aposentadas pelas fabricantes – ou seja, fique bem longe delas.
São componentes de atrito do freio?
Os componentes de fricção são todos aqueles que agem utilizando o atrito entre partes para efetivar a frenagem do veículo, já os componentes hidráulicos do freio são para potencializar as forças das peças que entraram em atrito ou são utilizados para acionar determinadas peças que farão o freio a funcionar.
Como saber que está na hora de trocar a lona do freio?
No caso dos veículos equipados com freio a tambor no eixo traseiro, é necessário observar a espessura das lonas. Se a medida estiver no limite ou muito próxima dele, a lona deve ser trocada imediatamente.
Quando trocar as lonas de freio do carro?
As lonas costumam ser trocadas a partir de 50 mil quilômetros rodados. Já as pastilhas, até 20 mil. Porém, é importante deixar claro que o desgaste desses componentes depende muito da forma como o condutor utiliza o veículo.
Qual a espessura mínima da lona de freio?
2 mm A espessura das pastilhas e lonas deve ser verificada de tempos em tempos, como a cada 10 mil km, o que requer uma simples inspeção visual no caso dos freios a disco. Recomenda-se a substituição ao atingirem a espessura mínima de 2 mm.
Quanto tempo dura sapata de freio?
As lonas de freio apresentam maior durabilidade que as pastilhas de freio. Em geral, um jogo de lonas ou sapatas de freio duram em média o equivalente a aproximadamente três jogos de pastilhas.