Como a saliva impede o desenvolvimento de agentes Patologicos?
Índice
- Como a saliva impede o desenvolvimento de agentes Patologicos?
- Como a saliva impede?
- Por que precisamos da saliva?
- Qual é a composição da saliva?
- São características presentes na saliva que atuam na prevenção da cárie dentária?
- Como a saliva contribui para a digestão?
- Onde e como é produzido a saliva?
- Quais são os principais componentes orgânicos que atuam como fatores antimicrobianos na saliva?
- Qual a função do teste para análise da saliva na prevenção da doença cárie?
- Quais são os agentes patogênicos mais comuns?
- Qual é o agente patogênico da doença?
- Como se desenvolve a análise patológica?
- Como Prevenir a infecção pelo agente patogênico?
Como a saliva impede o desenvolvimento de agentes Patologicos?
Algumas das substâncias presentes na saliva servem para proteger a boca contra agentes nocivos, como os vírus e as bactérias, não permitindo que micro-organismos cresçam na região bucal. Há ainda os anticorpos proteicos e as enzimas proteolíticas que servem para destruir as bactérias bucais.
Como a saliva impede?
A saliva humana contém uma substância chamada de imunoglobulina secretória A (IgA), que tem a função de proteger o organismo contra vírus que invadem o trato respiratório e digestivo.
Por que precisamos da saliva?
A saliva, além de umedecer e proteger a boca contra bactérias, lubrifica os alimentos para facilitar a sua mastigação, gustação e deglutição. Por conter uma enzima chamada de amilase salivar, a saliva atua na digestão de alguns alimentos.
Qual é a composição da saliva?
A saliva é composta basicamente por água, mas também possui em sua composição componentes orgânicos e inorgânicos. Os elementos inorgânicos mais importantes são o cloreto, bicarbonato, fosfato, iodeto, fluoreto, sódio, potássio e cálcio.
São características presentes na saliva que atuam na prevenção da cárie dentária?
Dentre elas destaca-se a capacidade tamponante e antimicrobiana de algumas moléculas presentes na composição da saliva. Sendo assim, na saliva estão presentes proteínas, enzimas, íons que atuam em conjunto para a prevenção da cárie.
Como a saliva contribui para a digestão?
A saliva, além de umedecer e proteger a boca contra bactérias, lubrifica os alimentos para facilitar a sua mastigação, gustação e deglutição. Por conter uma enzima chamada de amilase salivar, a saliva atua na digestão de alguns alimentos.
Onde e como é produzido a saliva?
As glândulas salivares produzem o fluido lubrificante encontrado na boca e na garganta, a saliva. A saliva contém enzimas que iniciam o processo de digestão dos alimentos.
Quais são os principais componentes orgânicos que atuam como fatores antimicrobianos na saliva?
Composição
Água | 99,1g% |
---|---|
1.Mucina | 300 mg% |
2.Amilase (ptialina) | 40 mg% |
3.Ureia | 20 mg% |
4.Lisozima | 10 mg% |
Qual a função do teste para análise da saliva na prevenção da doença cárie?
A capacidade tampão da saliva é, por definição, a propriedade da saliva em manter o pH dos fluidos orais constante. É um importante mecanismo de defesa contra a cárie, pois neutraliza a produção de ácidos formados pela placa bacteriana evitando a desmineralização do esmalte e a formação da doença.
Quais são os agentes patogênicos mais comuns?
Os agentes patogênicos podem nos contaminar de diversas formas, como por exemplo: pelo ar ( doenças respiratórias ), pela relação sexual (DSTs – doenças sexualmente transmissíveis ), placentária ( transmissão vertical ). Os agentes patogênicos mais comuns são: vírus, bactérias, fungos e protozoários.
Qual é o agente patogênico da doença?
São também conhecidos como agente infeccioso ou agente etiológico. Eles provocam a doença diretamente pela sua multiplicação ou pela liberação de toxinas do seu metabolismo. O agente patogênico só causará a doença se conseguir penetrar no sistema imunológico do hospedeiro.
Como se desenvolve a análise patológica?
A análise patológica desenvolve-se a partir de observações e análises em laboratório. Para que seja estabelecida condição de patologia, é imprescindível que se conheça o real estado de saúde do paciente.
Como Prevenir a infecção pelo agente patogênico?
A infecção pelo agente patogênico pode ser prevenida através do uso de vacinas. E após a instalação da doença, ela pode ser combatida por medicamentos específicos. Agente patogênico.