Quais são as adaptações para deficientes visuais?

Índice

Quais são as adaptações para deficientes visuais?

Quais são as adaptações para deficientes visuais?

Dentre as adaptações necessárias, podemos citar: Piso tátil de alerta e direcional: o piso tátil de alerta, como o próprio nome já deixa claro, tem como função “alertar” sobre obstáculos no caminho ou mesmo mudanças de direção. É essencial sua instalação próxima a escadas ou elevadores, por exemplo.

Como a tecnologia pode ajudar o deficiente visual?

Pesquisadores criam tecnologia que pode ajudar deficientes visuais a enxergarem. ... Pesquisadores da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, desenvolveram um novo tipo de implante neural: um eletrodo que “rouba” a função dos olhos e estimula diretamente o nervo óptico, permitindo que cegos enxerguem melhor.

O que poderia ser feito para melhorar a acessibilidade das ruas?

Nas ruas, por exemplo, é necessário:

  • Fazer rampas e calçadas rebaixadas para os cadeirantes;
  • Colocação de pisos táteis (pisos especiais percebíveis pelo tato) e de alerta para os portadores de deficiência visual;
  • Instalação de barras de metal nas entradas de prédios e edificações;

Quem é deficiente visual?

Deficiente visual é a pessoa que possui baixa visão ou parte dela comprometida, sendo possível alcançar melhoras por meio de acessórios desenvolvidos para aquela acuidade. Sobretudo bifocais menos ou mais acentuados ou lupas.

Como Deixar os deficientes visuais mais acessíveis às pessoas?

Apesar dos avanços no acesso de deficientes visuais a uma vida com maior conforto, a tecnologia móvel ainda tem muito a fazer para deixar os gadgets mais acessíveis às pessoas. É por isso que o TechTudo preparou esta lista com apps, acessórios e sistemas operacionais para cegos e pessoas de pouca visão.

Qual a deficiência visual mais afetada no mundo?

A deficiência visual é a que mais afeta pessoas no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 40 milhões de indivíduos vivem com baixa visão ou cegueira. Já no Brasil, 3,6% da população está nesse grupo, sendo o tipo de deficiência mais representativo por aqui, de acordo com o IBGE.

Qual o melhor aplicativo para deficientes visuais?

RunKeeper: esse aplicativo não foi idealizado para deficientes visuais, mas tornou-se uma ótima ferramenta para quem tem problemas de visão e pratica esportes.

Postagens relacionadas: