Como se chama grávida em Portugal?

Índice

Como se chama grávida em Portugal?

Como se chama grávida em Portugal?

Em Portugal, só num registo arcaico ou popular é que prenhe e grávida têm como mesmo referente a mulher em estado de gravidez. ... Quanto à fêmea de qualquer outro animal, emprega-se em princípio prenhe, embora, em seu lugar, se verifique uma certa tendência para usar também grávida.

O que é palavra grávida?

Palavras grávidas são aquelas que falamos e elas dão luz a vários significados. Ou seja: você fala uma coisa e aquilo pode ser interpretado de formas diferentes.

Como se chama mulher grávida?

1 gestante. 2 cheia, pejada, prenha, prenhe.

Como se separa a palavra grávida?

grá·vi·do do.

Qual a palavra certa gravidez ou gravides?

O plural de gravidez é gravidezes. Mas a palavra não é sonora. Melhor trocar seis por meia dúzia. Usemos gestações : Maria teve duas gestações.

Qual o derivado da palavra gravidez?

Gestação vem do Latim gerere, “gerar”, parente do Grego gígnomai, “nascer, gerar”. Gravidez vem do Latim gravis, “pesado, importante”; gravidus é “o que carrega, que leva um peso”.

Quais são os direitos da mulher grávida em Portugal?

São diversos os direitos da mulher grávida em Portugal, nomeadamente no que diz respeito ao seu espaço de trabalho. Para começar os direitos da mulher grávida em Portugal estipulam que esta não pode ser despedida por estar grávida, sendo que será necessária justa causa para que o mesmo possa ocorrer.

Por que uma mulher pode estar grávida?

Em Portugal, só num registo arcaico ou popular é que prenhe e grávida têm como mesmo referente a mulher em estado de gravidez. Noutros registos e no português corrrente em geral, uma mulher só pode estar grávida.

Por que as grávidas estão isentas das taxas moderadoras?

Todas as grávidas estão isentas das taxas moderadoras na saúde. Mas há imigrantes sem visto de residência que se queixam de barreiras de acesso a consultas e exames. Casos que chegam a associações têm aumentado no último ano. Hoje é Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, declarado pelo Vaticano

Por que a mulher grávida deve ser dispensada dos turnos noturnos?

Durante a gestação, a mulher grávida deverá ser dispensada dos turnos noturnos e não poderá ser obrigada a fazer horas extraordinárias. As dispensas do trabalho para consultas pré-natais estão também previstas, bem como a baixa por razões de saúde relacionadas com a gravidez.

Postagens relacionadas: