O que a talidomida causa no feto?
Índice
- O que a talidomida causa no feto?
- Qual Enantiomero causou a Teratogenia?
- Qual a função farmacológica da talidomida?
- Como a talidomida age no organismo?
- O que é teratogenicidade e o que pode causar no feto?
- Para que era prescrito o medicamento talidomida é porque não é mais indicado?
- O que é uma mistura Racemica?
- Qual classe farmacológica pertence a talidomida?
- Para que a talidomida é usada hoje?
- Quais os efeitos colaterais da talidomida?
- Por que a talidomida é perigosa?
- Como é regulamentado o uso da talidomida no Brasil?
- Por que a talidomida é proibida?
![O que a talidomida causa no feto?](https://i.ytimg.com/vi/swgzot1F3ic/hqdefault.jpg?sqp=-oaymwEcCOADEI4CSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLCLblzn6Lya-g3ZVOhBOJ8T7TATbA)
O que a talidomida causa no feto?
A talidomida foi introduzida, no final dos anos 1950, como um sedativo. A droga era dada às mulheres grávidas para combater os sintomas do enjoo matinal. Mas o uso durante a gestação restringiu o crescimento dos membros dos bebês, que nasceram com má formação nas pernas e braços.
Qual Enantiomero causou a Teratogenia?
Com o tempo, descobriu-se que somente o isômero dextrogiro ou (R) era responsável pelas propriedades analgésicas, sedativas e antessentires, enquanto a talidomida levogira (S) é teratogênica, isto é, provoca mutações no feto.
Qual a função farmacológica da talidomida?
CARACTERÍSTICAS FARMACOLÓGICAS Estudos demonstraram, inicialmente, que a talidomida possui ação ansiolítica, hipnótica, antiemética e adjuvante analgésica, além de apresentar efeito teratogênico. Depois foi demonstrado que ela é altamente eficaz em suprimir o eritema nodoso hansênico.
Como a talidomida age no organismo?
O mecanismo de ação da talidomida é para funcionar como um agente anti-angiogênico, o que significa que serve para inibir o crescimento e o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos. Também tem atividade como imunomodulador, modificando a atividade do sistema imunológico do corpo.
O que é teratogenicidade e o que pode causar no feto?
Um teratogêno é qualquer agente - incluindo fatores ambientais - que causa um anormal desenvolvimento prenatal ( O termo, terato-, vem da palavra grega que significa monstro.). Um termo mais preciso para defeitos de nascimento é "malformação congênita".
Para que era prescrito o medicamento talidomida é porque não é mais indicado?
A talidomida era prescrita para o tratamento de pequenos distúrbios, como irritabilidade, falta de concentração, ansiedade, insônia, náusea, enjoo matinal, hipertiroidismo e até mesmo doenças infecciosas. Considerada segura, estava disponível sem prescrição médica.
O que é uma mistura Racemica?
Uma mistura racémica, também designada por racemato, consiste numa mistura em quantidades iguais das formas dextrogira (d-) e levogira (l-) de um composto oticamente ativo. As misturas racémicas são designadas pelo prefixo dl- (exemplo ácido dl-lático).
Qual classe farmacológica pertence a talidomida?
A talidomida é um derivado do ácido glutâmico e estruturalmente contém dois anéis amida e um único centro quiral. Este composto existe na forma de mistura equivalente dos isómeros (S)-(-) e (R)-(+) que se interconvertem rapidamente em condições fisiológicas.
Para que a talidomida é usada hoje?
É indicada para pacientes com diagnóstico de lúpus eritematoso, em qualquer de suas formas clínicas (lúpus eritematoso sistêmico, discoide e cutâneo subagudo), com manifestações cutâneas resistentes aos tratamentos convencionais.
Quais os efeitos colaterais da talidomida?
Entre os efeitos colaterais que a talidomida pode causar nos fetos estão: desenvolvimento incompleto ou defeituoso dos membros, malformação no coração (como a ausência de aurículas), intestino, útero e vesícula biliar; efeitos nos músculos dos olhos e da face, surdez, defeitos na tíbia e no fêmur, além de, como a imagem a seguir ...
Por que a talidomida é perigosa?
Além disso, o perigo ainda existe porque a talidomida é um medicamento muito eficaz no combate a outras doenças, como a hanseníase. Por isso, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), na Resolução da Diretoria Colegiada – RDC/Anvisa nº 11, de 22 de março de 2011, dispõe sobre o controle da substância e do medicamento Talidomida.
Como é regulamentado o uso da talidomida no Brasil?
O uso da talidomida no Brasil é regulamentado pela Portaria SVS/MS nº 354, de 15 de agosto de 1997. No Rio de Janeiro, foi editada a Resolução SES nº 1504, de 15 de junho de 2000, com o objetivo de criar um Grupo Técnico de Trabalho para Implantação de Protocolo Terapêutico de Utilização da Talidomida.
Por que a talidomida é proibida?
Os Estados Unidos foram poupados deste problema graças à atuação firme de ... A talidomida é um derivado do ácido glutâmico e estruturalmente contém dois anéis amida e um ... a talidomida, por força da Portaria nº 354, é proibida para mulheres em idade fértil em todo o território nacional. [11] A Lei nº 10.651, de 16 de ...