Como a solubilidade influência na absorção?

Índice

Como a solubilidade influência na absorção?

Como a solubilidade influência na absorção?

Nas soluções aquosas, o fármaco é mais rapidamente absorvido do que nas emulsões, suspensões e formas farmacêuticas sólidas. Fármacos lipossolúveis são absorvidos mais rapidamente, pois eles expressam uma maior facilidade em atravessar as membranas celulares.

Quais os locais com maior vascularização que facilitam a absorção dos medicamentos?

Contudo, independentemente de o fármaco ser ácido ou básico, a maior parte da absorção ocorre no intestino delgado, uma vez que a área de superfície é mais ampla e as membranas são mais permeáveis ( Absorção de Fármacos : Administração oral ).

Como ocorre absorção dos fármacos?

No caso das cápsulas e pílulas ingeridas pela boca, a primeira parada do princípio ativo é no estômago, após passar pela faringe e esôfago, chegando ao intestino, de onde os vasos sanguíneos absorverão os princípios ativos do medicamento.

Quais fatores que influenciam a biodisponibilidade?

O tamanho da partícula, a velocidade de dissolução, área de superfície, polimorfismo do fármaco, formação de sais, permeabilidade lipofílica, pKa interferem na biodisponibilidade do fármaco. A solubilidade pode ser melhorada com o processo de micronização (FANGUEIRO et al 2012).

Qual a influência do pKa na absorção de um medicamento?

Se o fármaco estiver submetido a um pH=2, como seu pKa=2, teríamos 50% na forma iônica e 50% na forma não-iônica. Se o pH do compartimento for maior que 2, o fármaco tenderá a entrar em sua forma iônica (A-) ou protonada, sendo ela não-lipossolúvel e permanecendo, cada vez mais, ionicamente aprisionado.

Como o pH influência na absorção?

O pH é um elemento importante a ser controlado em preparações líquidas, pois impacta diretamente na solubilidade de fármacos e, consequentemente, na estabilidade e posterior absorção. ... Por isso é necessário o ajuste, abaixando ou elevando a valores desejáveis de acordo com a característica do fármaco.

O que ocorre com os fármacos quando chegam a corrente sanguínea?

Após o medicamento ser absorvido para a corrente sanguínea (veja Absorção de medicamentos), ele circula pelo corpo rapidamente. O tempo médio de circulação do sangue é de um minuto. Devido à recirculação do sangue, o medicamento passa da corrente sanguínea para os tecidos do corpo.

Como pode-se definir a absorção do fármaco?

Pode-se definir, resumidamente, a absorção como sendo a passagem do fármaco do local onde foi administrado para a corrente sanguínea, por sua vez, a distribuição seria caracterizada pelo transporte reversível do fármaco para outros sítios do organismo. Em ambos os casos há a necessidade de transpor a membrana plasmática.

Posso exacerbar o grau de absorção de fármacos pouco solúveis?

O alimento pode exacerbar o grau de absorção de fármacos pouco solúveis (p. ex., griseofulvina), reduzi-lo para fármacos degradados no estômago (p. ex., penicilina G) ou ter pouco ou nenhum efeito.

Por que a alta reatividade do fármaco favorece a absorção?

Tal fato pode ser explicado devido a alta reatividade facilitar a complexação ou quelação do fármaco com outras substâncias químicas ou alimentos, o que faz sua massa molecular aumentar reduzindo assim a absorção.

Qual a velocidade de absorção de um fármaco?

A forma farmacêutica influencia a velocidade de absorção de um fármaco de acordo com o estado em que o princípio ativo se encontra na mesma. Nas soluções aquosas, o fármaco é mais rapidamente absorvido do que nas emulsões, suspensões e formas farmacêuticas sólidas. Fármacos lipossolúveis são absorvidos mais rapidamente, ...

Postagens relacionadas: