O que a Taxa Selic tem a ver com a inflação?

Índice

O que a Taxa Selic tem a ver com a inflação?

O que a Taxa Selic tem a ver com a inflação?

A Selic e a inflação Como vimos antes, a Taxa Selic também é utilizada pelo Banco Central a fim de controlar a inflação. O seu aumento favorece a redução da inflação, já que esse quadro desestimula o consumo. Neste momento, a Selic a 2% indica que o governo encontrou outras formas de fazer esse controle.

Qual é a relação entre PIB Taxa Selic e inflação?

Resumo: No presente artigo busca-se identificar uma relação entre mudanças na taxa básica de juros (SELIC), no Brasil, sobre a inflação e o PIB, bem como o grau dessa relação. ... Logo, conclui-se que a variação na taxa de juros possui maior relação sobre o PIB e menor relação com a inflação.

Qual é o impacto da Taxa Selic?

Quando a Selic está mais baixa os bancos captam a taxas menores, assim conseguindo emprestar a taxas menores. Dessa forma, há maior demanda por crédito, o que aquece a economia. Além disso, investidores alocam mais capital em investimentos mais arriscados.

Como a Selic impacta a inflação brasileira?

Ao mesmo tempo em que muitos brasileiros não entendem o que é a Selic e como ela impacta seu dia a dia, também fica a dúvida da relação dela e a inflação brasileira, indicada mensalmente através do IPCA.

Por que a taxa Selic é importante?

Tudo parece, em algum grau, estar relacionado com ela. Na verdade, é isso mesmo. A taxa Selic é tão importante no funcionamento do mercado que merece ser estudada e compreendida nos seus detalhes por quem está interessado em investir.

Como a taxa de juros controla a inflação?

Consequentemente, todas as taxas de juros na economia serão superiores à meta da taxa Selic, definida pelo Banco Central do Brasil, por meio do Copom (comitê de política monetária). Como a taxa de juros controla a inflação?

Como o governo controla a inflação?

“Quando o governo faz esse aumento, ele está tentando dizer pro indivíduo que não é a hora de comprar, tomar decisões de compra mais caras”, disse Ponciano. No longo prazo, essa estratégia controla a inflação. Por outro lado, quando há uma redução na Selic, a intenção é a contrária: movimentar a economia e trazer crescimento.

Postagens relacionadas: