Como a taxa Selic afeta os empréstimos?
![Como a taxa Selic afeta os empréstimos?](https://i.ytimg.com/vi/WBNkhIaY7gc/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLBCbXWbgq4YNpHREC9AhIFIInGuQg)
Como a taxa Selic afeta os empréstimos?
Um exemplo: quando a taxa Selic aumenta e o acesso ao dinheiro (crédito, empréstimos, financiamentos…) fica menor, o consumidor para de fazer maiores gastos. No longo prazo, essa estratégia controla a inflação por gerar menor demanda e, consequentemente, oferta mais barata.
Como funciona a taxa de juros Selic?
A Selic, na prática, é a média da taxa de juros apurada em um dia entre os bancos que usam títulos federais como garantia. O Banco Central age no mercado de forma que essa taxa esteja ajustada à meta Selic definida nas reuniões do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), que acontece a cada 45 dias.
Como a taxa de juros no Brasil afeta a sua vida?
Como a taxa de juros afeta a inflação? ... Nesse cenário, uma taxa de juros baixa pode acelerar a inflação e elevar o nível de preços no mercado, impactando negativamente o orçamento das famílias. Por outro lado, uma taxa alta dificulta o acesso ao dinheiro, mas ao mesmo tempo serve para manter a inflação controlada.
Onde usamos juros simples no dia a dia?
No caso de pagar o boleto do aluguel atrasado, o valor de R$ 800 vai para R$ 816, pois há uma multa de 2%. Esse cálculo simples é chamado de juros simples ou juros não capitalizados.