Qual a corrente de uma bobina de contator?

Índice

Qual a corrente de uma bobina de contator?

Qual a corrente de uma bobina de contator?

As bobinas dos contactos são especificadas para tensões alternadas de 12, 24, 110, 127, 220, 3 V. Para as correntes contínuas, as tensões especificadas são de 12, 24, 48, 110, 1 V.

O que é categoria de emprego de um contator?

De acordo com a norma técnica IEC 947-4, foram estabelecidas categorias de emprego para a utilização de contatores. ... Estas categorias ou classes de contatores possuem a denominação corrente alternada (AC) ou corrente contínua (DC), dentre as categorias mais utilizadas estão AC1, AC2, AC3 e AC4.

Qual a diferença entre contatores AC1 e AC3?

AC1 – Manobra de cargas resistivas, potência nominal de cargas trifásicas, como por exemplo: fornos industriais e aparelhos com resistência de aquecimento, com cos φ = 0,95 em 60º C. AC3 – Manobra de cargas indutivas, potência nominal de motores a gaiola de esquilo.

O que quer dizer AC1?

AC1: Aplica-se a todos os aparelhos de utilização em corrente alternada ( receptores), cujo fator de potência é no mínimo igual a 0,95 (coseno-phi maior e igual a 0,95). A interrupção torna-se fácil. ... No fechamento o contator estabelece a corrente de partida que é de 5 a 7 vezes a corrente nominal do motor.

Qual a corrente do contator?

A corrente que o contator suporta deverá ser maior ou igual a 4,60 amperes.

Qual a corrente de uma Contatora?

No fechamento, o contator estabelece a corrente de partida, que é de 5 a 7 vezes a corrente nominal do motor.

Para que serve a categoria de emprego dos contatores?

Categoria de emprego dos contatores de potência As categorias de emprego definida pela IEC-947-4, determinam os valores de correntes que o contator deve estabelecer ou interromper.

O que é um contato auxiliar?

Os contatores auxiliares são utilizados para complementar os comandos elétricos de uma máquina. Eles possuem vários contatos que suportam baixa corrente e que podem ser contatos normalmente abertos, contatos normalmente fechados ou ainda combinações destes dois tipos de contatos.

O que é AC1 contator?

Os contatores do tipo AC1 são aplicados em todos os aparelhos de corrente alternada, desde que possuam um fator de potência maior ou igual a 95%. São utilizados em cargas levementes indutivas ou que não as possuem, como, por exemplo, fornos de resistência.

Qual a diferença argamassa AC1 AC2 AC3?

Argamassa AC1 – Indicada para ambientes internos. Argamassa AC2 – Indicada para ambientes internos e externos, como banheiro, garagem e calçadas. Argamassa AC3 Cinza – Indicada para piso sobre piso, porcelanatos, piscinas, saunas entre outras opções de aplicação.

Que partes podem ser trocadas em um contator?

As partes que podem ser trocadas em um contator são a bobina de acionamento e os contatos. Com relação à manutenção da bobina, é importante verificar com um multímetro, através de um teste de continuidade, se a bobina está conduzindo. Já nos contatos, é necessário verificar se eles estão gastos.

Qual o exemplo mais comum de uso de contator?

O exemplo mais comum de uso de um contator é a ligação como chave de partida para motores trifásicos. Porém, o contator oferece uma imensa gama de possibilidades de utilização! Um outro exemplo interessante, é a utilização do contator como detector de falta de fase.

Como ocorre o funcionamento do contator?

O funcionamento do contator ocorre na seguinte sequência: os contatos metálicos da chave magnética encontram-se em uma posição inicial de repouso. No momento em que a bobina é energizada, é gerado um campo eletromagnético no seu entorno, o que atrai os contatos.

Como o contator pode ser utilizado em motores elétricos?

Contatores permitem, por exemplo, realizar partida direta em motores trifásicos, e permitem ser arranjados de para constituir uma partida indireta. Apesar de amplamente utilizado para o acionamento de motores elétricos, o contator pode ser usado em diversas outras aplicações.

Postagens relacionadas: