O que a taxa SELIC influencia no financiamento imobiliário?

Índice

O que a taxa SELIC influencia no financiamento imobiliário?

O que a taxa SELIC influencia no financiamento imobiliário?

Vale a pena financiar um imóvel com a Selic em alta? A resposta geral de especialistas é que sim: mesmo com a trajetória de alta da Selic, os juros de financiamentos imobiliários seguem sem aumentos, em patamares historicamente baixos. Por isso, o momento atual é perfeito para você financiar um imóvel.

Como a taxa SELIC influencia na compra de imóvel?

Quando a taxa SELIC aumenta, as taxas de juros seguem o mesmo caminho, o que influencia diretamente nas taxas aplicadas em financiamentos, por exemplo. Isso impacta diretamente na compra e venda de imóveis, uma vez que quanto mais alta, menor será a procura e quanto mais baixa, maior será a procura.

Como ficam os financiamentos com a alta da Selic?

Quanto mais a Selic sobe, mais caro se torna arrecadar o dinheiro para repassar. ... "O que de fato a gente imagina é que a Selic ficando até a faixa de 6%, 6,5% ao ano em 2021, provavelmente os bancos vão manter taxas de financiamento entre 7,5% e 8%, o que ainda deve manter a demanda aquecida", afirma.

Como influência no investimento imobiliário?

O aumento e a diminuição da taxa é algo primordial para a tomada de decisão. Com a Selic em alta, ainda que haja a redução dos preços dos imóveis, também passam a ocorrer reajustes nos valores dos financiamentos. Um bom exemplo é quando a Selic passa de 10% para 12% há também o aumento na taxa de financiamento.

O que significa taxa Selic baixa?

Selic baixa indica menores rendimentos em títulos públicos e investimentos fixados no CDI. Ela também pode influenciar na baixa das taxas de juros dos créditos, sendo um momento para avaliar empréstimos, financiamentos e renegociação de dívidas. A Taxa Selic é a taxa básica de juros do Brasil.

O que afeta a alta da Selic?

Isso porque ela representa a taxa de juros praticados, ou seja, o “preço” que se paga pelo crédito no país. Quando a Selic está alta, é mais caro emprestar dinheiro, o que diminui o capital em circulação no país e limita a inflação.

Postagens relacionadas: