O que é o colédoco?
Índice
- O que é o colédoco?
- Como retirar cálculo do colédoco?
- Onde ocorre a desembocadura do ducto colédoco?
- O que causa inflamação nas vias biliares?
- O que são ductos biliares e colédoco?
- Qual o tamanho normal do colédoco?
- O que causa coledocolitíase?
- Qual lado fica o colédoco?
- Quais ductos formam o ducto colédoco?
O que é o colédoco?
O ducto colédoco é formado pela união do ducto hepático comum – que deriva da junção do do ducto hepático direito e esquerdo – ao ducto cístico. Tem como função o transporte da bile para o duodeno, e, por isso, durante muito tempo recebeu a denominação de ducto biliar.
Como retirar cálculo do colédoco?
O tratamento da coledocolitíase é adotado para fazer a retirada dos cálculos que estão localizados nos canais biliares. Isso é feito por meio da técnica conhecida como CPRE (Colangiografia Endoscópica Retrógrada) realizada com o auxílio de um endoscópio.
Onde ocorre a desembocadura do ducto colédoco?
O colédoco termina na segunda parte do duodeno, numa dilatação da parede duodenal conhecida como ampola de Vater ou papila maior, onde também termina o ducto que drena as secreções do pâncreas.
O que causa inflamação nas vias biliares?
Várias condições do fígado ou da via biliar podem causar essa inflamação, como colangite esclerosante primária, presença de cálculos nas vias biliares, cisto de colédoco, infecção por parasitas no fígado, refluxo nos ductos biliares, cirrose, infecção por hepatite B ou C, doença policística e síndrome de Caroli.
O que são ductos biliares e colédoco?
O ducto colédoco (antigamente chamado de ducto biliar comum) é um ducto que transporta a bilis. A bilis, que é sintetizada no fígado, é carregada para os ductos hepáticos esquerdo e direito, que convergem e formam o ducto hepático comum.
Qual o tamanho normal do colédoco?
O diâmetro normal do colédoco é 4,6 +-2,6 mm.
O que causa coledocolitíase?
Coledocolitíase é a presença de cálculos nos dutos biliares; pode ocorrer formação de cálculos na vesícula biliar ou nos próprios dutos. Esses cálculos causam cólica biliar, obstrução biliar, pancreatite biliar ou colangite (infecção e inflamação biliar).
Qual lado fica o colédoco?
No lado esquerdo da parte descendente do duodeno, o ducto colédoco entra em contato com o ducto pancreático. Esses ductos seguem obliquamente através da parede dessa parte do duodeno, onde se unem para formar uma dilatação, a ampola hepatopancreática.
Quais ductos formam o ducto colédoco?
Por sua vez, o ducto colédoco normalmente é formado pela junção dos ductos cístico e hepático comum. O ducto cístico pode juntar-se ao ducto hepático em posições anterior, laterais direita ou esquerda e posterior, em ângulos geralmente agudos.