O que é ferida operatória limpa?
Índice
- O que é ferida operatória limpa?
- Como fazer um curativo estéril?
- Quais os cuidados de enfermagem nos curativos?
- Quais são as feridas limpas?
- Quais são as feridas cirúrgicas?
- Como cuidar da sua ferida cirúrgica?
- Como fazer a limpeza das feridas?
- Qual o curativo mais indicado para sua ferida cirúrgica?
- Como fazer a limpeza da pele ao redor da ferida?
O que é ferida operatória limpa?
São classificadas em: Limpa: ferida cirúrgica consequente de uma cirurgia eletiva, não traumática, não infectada, não havendo penetrado no trato digestivo, respiratório, genito-urinário e nem na cavidade orofaríngea.
Como fazer um curativo estéril?
Simples. Um dos principais curativos é o do tipo simples. Trata-se de um procedimento em que é feito o fechamento da ferida por meio de gaze estéril na área da lesão, fixando somente nas bordas. Além disso, é possível que haja a drenagem de secreções, sendo que o curativo, geralmente, é realizado apenas uma vez ao dia.
Quais os cuidados de enfermagem nos curativos?
Quais são os aspectos a serem considerados na realização do curativo?
- Lavagem das mãos antes e depois do procedimento;
- Comunicar ao paciente o procedimento que será realizado e explicar o tratamento em curso;
- A limpeza da ferida deve ser feita com soro fisiológico 0,9%;
- Avaliar se a técnica deve ser estéril ou limpa;
Quais são as feridas limpas?
Feridas limpas são aquelas que não apresentam inflamação e em que não são atingidos os tratos respiratório, digestivo, genital ou urinário. Feridas limpas-contaminadas são aquelas nas quais os tratos respiratório, alimentar ou urinário são atingidos, porém em condições controladas.
Quais são as feridas cirúrgicas?
Uma ferida cirúrgica consiste num corte ou numa incisão geralmente efetuada com um bisturi durante uma cirurgia. As feridas cirúrgicas são geralmente fechadas através da aplicação de pontos, agrafos ou de cola cirúrgica.
Como cuidar da sua ferida cirúrgica?
Primeiro que tudo, mantenha limpo o espaço onde passa a maior parte do tempo: a higiene é uma regra de ouro. Depois, para a medicação da sua ferida cirúrgica, precisará também de um desinfetante para se proteger contra os micro-organismos que possam causar uma infeção.
Como fazer a limpeza das feridas?
Limpeza das feridas. A limpeza da ferida reduz a carga microbiana, remove corpos estranhos, minimiza o odor, preserva tecidos viáveis e favorece a cicatrização.
Qual o curativo mais indicado para sua ferida cirúrgica?
Pergunte ao seu médico, ele saberá certamente indicar a solução mais indicada para a sua ferida cirúrgica. Para proteger a sua ferida cirúrgica, deverá aplicar um dos curativos mais comuns: o penso.
Como fazer a limpeza da pele ao redor da ferida?
- Fazer limpeza mecânica (manual) da pele ao redor da ferida com gaze umedecida em SF 0,9%. Em caso de sujidade pode-se associar sabão líquido hospitalar; - Aplicar a cobertura escolhida conforme a prescrição do enfermeiro ou médico (calçar luvas cirúrgicas quando a cobertura demandar);