Como fatorar o radical?

Índice

Como fatorar o radical?

Como fatorar o radical?

Para simplificar alguns radicais, basta reescrever o radicando como produto de fatores primos. Para tanto, fatore o radicando e observe o índice do radical. Supondo que esse índice seja 3, reagrupe os fatores primos encontrados em potências de expoente 3.

Como escrever uma expressão na forma de um único radical?

Quando se deseja transformar uma expressão em apenas um radical, pode-se introduzir um fator externo no radicando. Para isso, o termo adicionado deve possuir o expoente com mesmo valor do índice.

Por que o radical de duas raízes é idêntico?

Para que o radical de duas ou mais raízes sejam semelhantes é preciso que o índice e o radicando sejam idênticos, a única parte que pode ser diferente é o coeficiente que acompanha o radical. Observe o exemplo abaixo e compreenda melhor:

Como realizar a adição e subtração de radicais?

A regra prática para realizar adição e subtração de radicais é a mesma, a única diferença será o operador, ou seja, a operação poderá ser de adição ou de subtração. Para somar e diminuir radicais semelhantes basta conservar o radical semelhante e realizar a adição ou subtração dos coeficientes.

Qual a nomenclatura dos radicais?

Sendo assim, torna-se fundamental conhecer a estrutura e a nomenclatura das partes de uma raiz. Para realizar operações com radicais na adição e na subtração devemos, primeiramente, verificar se os radicais são semelhantes.

Por que os radicais são semelhantes?

Lembre-se que para que os radicais sejam semelhantes, eles devem ter índice e radicando iguais, a única parte que pode ser diferente é o coeficiente, ou seja, o número que acompanha o radical. Os radicais semelhantes estão nas alternativas a e d, pois em ambas o índice e o radicando são exatamente iguais.

Postagens relacionadas: