Qual o primeiro passo para mudar de nome?

Índice

Qual o primeiro passo para mudar de nome?

Qual o primeiro passo para mudar de nome?

De forma legal, a legislação brasileira permite que seja feita a alteração de nome apenas uma única vez. É necessário que a pessoa tenha 18 anos completos. Em seguida, ela deve comparecer ao Cartório com um pedido na justiça para justificar o motivo de querer mudar o nome legalmente.

Como colocar o nome do avô no filho?

Sim, é possível colocar no seu filho um sobrenome do seu avô, ainda que você não tenha esse sobrenome. Nesse caso será necessário apresentar sua certidão de nascimento, para comprovar o sobrenome da família ao Cartório de Registro Civil.

Como mudar o nome de um filho no registro de nascimento?

Para mudar o nome no registro de nascimento, é preciso ingressar na Justiça com uma ação de retificação de registro civil. Contudo para alterar o nome de um filho no registro de nascimento é preciso que ambos os pais concordem em mudar o nome da criança.

Como faço para suprir o registro de seus filhos?

Já com a certidão de nascimento com o nome de seu pai, então você através de um advogado fará o Suprimento (Retificação) do nome de seu pai (Lei 6015 - art. 109 e seguintes). O mais viável é onde você foi registrada. Quanto ao suprimento no registro de seus filhos poderá se fazer em qualquer lugar. Espero ter ajudado. Boa tarde.

Quem pode alterar seu nome original?

A alteração poderá se estender ao cônjuge, companheiro, filho, pai ou dependente que tenha convivência habitual com a vítima ou testemunha. A lei determina ainda que, cessada a coação ou ameaça que deu causa à alteração, a pessoa protegida pode solicitar ao juiz que volte a adotar seu nome original, conforme sua certidão de nascimento.

Quanto custa mudar o nome no Cartório?

Quanto custa para mudar o nome no cartório? Via de regra, você provavelmente só vai pagar pelo valor da averbação, que varia de estado para estado. Confira em um cartório da sua cidade o valor para realizar o procedimento. Nos demais casos, você terá que ingressar com um processo judicial.

Postagens relacionadas: