Como mudança na sombra de uma haste ou poste pode ajudar a compreender o formato da Terra?

Índice

Como mudança na sombra de uma haste ou poste pode ajudar a compreender o formato da Terra?

Como mudança na sombra de uma haste ou poste pode ajudar a compreender o formato da Terra?

Eratóstenes foi um filósofo da Grécia antiga que fez um experimento basante simples em que ele colocou uma estava de dia na terra e verificou a formação das sombras. Assim, ele observou que as sombras ficaram diferentes a medida que o tempo passava, sendo as vezes curva ou no meio dia sendo complemente reta.

Como descrever o experimento de Eratóstenes?

Eratóstenes decidiu fazer um experimento. Ele mediu o comprimento da sombra em Alexandria ao meio-dia de 21 de junho, quando a vareta em Assuã, ao Sul do Egito, não produzia sombra. E confirmou que em Alexandria os objetos possuiam sombra. Assim não podemos viver em um plano.

Porque a linha do horizonte dificulta a conclusão de que a Terra é esférica?

Segundo explica o Popular Science, a razão está no fato de a Terra ser redonda e girar em torno de seu próprio eixo. Por isso, enquanto o Sol ilumina uma parte da esfera, a outra permanece na escuridão. Além disso, se a Terra fosse plana, seríamos capazes de ver o Sol ainda que fosse de noite.

O que mais você acha que pode ser comparado com o formato do planeta Terra?

O planeta Terra, na verdade, não é exatamente redondo, ou seja, ele não forma uma esfera perfeita. O mais correto é dizer que ele possui um formato geoide, mais próximo à forma de uma elipse, o que se explica em razão do achatamento do planeta nos polos em função do movimento de rotação.

Que movimento que a Terra realiza é responsável pelos dias e as noites?

Rotação A) Rotação: é o movimento que a Terra realiza em torno do próprio eixo, tendo como consequência a sucessão dos dias e das noites.

Qual a importância do experimento de Eratóstenes?

As únicas ferramentas de Eratóstenes foram varetas, olhos, pés e cérebro mais o entusiasmo pela experimentação. Com essas ferramentas ele deduziu corretamente a circunferência da Terra com alta precisão, esse foi um ótimo cálculo para 2.200 anos atrás”1.

O que Eratóstenes descobriu em seu experimento como e com quais ferramentas ele descobriu?

Fixou uma vareta perpendicular ao solo, em Alexandria, mediu o comprimento da sombra em proporção ao comprimento da vareta e, com isso, encontrou o ângulo de 7,2° ou 1/50 da circunferência. Portanto o perímetro total da circunferência terrestre deveria ser 5 040 x estádios.

Como Eratóstenes chegou à conclusão de que a Terra é redonda?

Eratóstenes (2 a.C) mediu a sombra de um mesmo objeto no mesmo horário em lugares diferentes, e a partir da diferença de tamanho estimou a circunferência do planeta.

Quais outras evidências Além do experimento de Eratóstenes indique que a Terra é redonda?

Além disso, outras evidências que indicam que a Terra é redonda​ são: Os eclipses lunares, já que a sombra esférica da Terra bloqueia a luz e obscurece completamente a superfície lunar, que também possui o mesmo formato.

Como você reparou que as sombras mudavam de posição?

E você também reparou que as sombras mudavam de posição ao longo do dia, elas nunca ficavam no mesmo lugar. E esse objeto que você criou ficou conhecido até hoje como Gnomôn. E esse objeto, ele consiste em uma haste fixada no chão, e, sempre que a luz do Sol chega nessa haste, ele projeta uma sombra.

Como funciona a variação da sombra?

E, bom, por hoje é só. Essa foi a nossa aula sobre a variação da sombra ao longo do dia. Nós vimos como funciona a rotação; nós vimos que o Sol não se movimenta, quem se movimenta é a Terra. Vimos também o que são sombras e como essas sombras ajudaram as pessoas há muito tempo atrás a começarem a ter noção de certas coisas.

Qual a posição da sombra no céu?

E, dependendo da posição do Sol no céu, essa sombra muda de posição. E foi observando essa sombra, com esse movimento aparente da sombra, que começaram os primeiros cálculos de tempo e as primeiras noções de pontos cardeais; pois notou-se que a sombra sempre saía de um extremo e ia para o outro.

Postagens relacionadas: