Como é feita a cirurgia no esôfago?
Índice
- Como é feita a cirurgia no esôfago?
- É possível retirar o esôfago?
- Como reconstruir o esôfago?
- Como é feita a fundoplicatura?
- Quanto tempo de vida tem uma pessoa com câncer de esôfago?
- O que acontece se tirar o esôfago?
- O que é a cirurgia de fundoplicatura?
- Qual a cirurgia para câncer de esôfago?
- Qual a inflamação do esôfago?
- Qual a causa da dor no esôfago?
- Como tratar a esofagite?
Como é feita a cirurgia no esôfago?
Normalmente, a técnica utilizada é a laparoscopia com anestesia geral, na qual são inseridos tubos finos através de pequenos cortes na pele. O médico consegue observar o interior do corpo e fazer a cirurgia através de uma câmera colocada na ponta de um dos tubos.
É possível retirar o esôfago?
As duas técnicas que podem ser utilizadas para retirar o esôfago são a esofagectomia aberta e a esofagectomia minimamente invasiva. Dessa forma, na primeira, o órgão é removido por meio de cortes no abdômen e na caixa torácica. Na segunda, a técnica consiste em remover o esôfago através de pequenas incisões.
Como reconstruir o esôfago?
Não existe a possibilidade de transplante de esôfago até o momento. Realmente a única forma é a transposição de um pedaço do intestino ou do estômago.
Como é feita a fundoplicatura?
Esta cirurgia consiste no envolvimento completo de 360º do esófago distal pelo fundo gástrico, formando uma válvula anti-refluxo. A abordagem, feita por via abdominal (laparoscópica ou laparotômica), é uma das técnicas mais utilizadas para correção desta situação.
Quanto tempo de vida tem uma pessoa com câncer de esôfago?
O prognóstico de vida deste tipo de câncer varia com o tipo de câncer, estadiamento, tratamentos realizados e resposta do paciente ao tratamento, porém como esta doença é na maioria dos casos detectada numa fase avançada e, por isso, a esperança de vida do paciente é de cerca de 5 anos.
O que acontece se tirar o esôfago?
Complicações da cirurgia Como qualquer cirurgia, a esofagectomia pode levar a complicações incluindo: pneumonia, rouquidão, refluxo esofagogástrico, arritmia cardíaca e fístula (vazamento da ligação feita entre o esôfago e o estômago).
O que é a cirurgia de fundoplicatura?
Intervenção cirúrgica para reparação de uma hérnia do hiato por pregueamento da região esofágica próxima do cárdia na parte alta e esquerda do fundo do estômago.
Qual a cirurgia para câncer de esôfago?
Cirurgia para Câncer de Esôfago. A cirurgia é muitas vezes utilizada para remover o tumor em estágio inicial juntamente com algum tecido adjacente normal. Em alguns casos, a cirurgia pode ser combinada com outros tratamentos, como quimioterapia ou radioterapia. Esofagectomia é a cirurgia para remoção de parte ou de todo o esôfago.
Qual a inflamação do esôfago?
A esofagite é a inflamação do esôfago, uma complicação que afeta algumas pessoas portadoras da doença do refluxo gastroesofágico.
Qual a causa da dor no esôfago?
Uma importante causa de dor no esôfago, apesar de rara, é a formação de lesões ou perfuração, que acontecem tanto pela presença de vômitos intensos, como durante procedimentos como endoscopia ou colocação de tubos nasogástricos, traumatismos em acidentes ou, até, devido à corrosão provocada por esofagite ou câncer.
Como tratar a esofagite?
Como tratar: se causada por por refluxos, o tratamento da esofagite também é feito com a inibição da acidez do estômago, com medicamentos como Pantoprazol, Omeprazol e Ranitidina, por exemplo, além das mudanças nos hábitos alimentares.