O que é necessário para a produção de ATP?
O que é necessário para a produção de ATP?
As principais formas de produção do ATP são a fosforilação oxidativa e a fotofosforilação. Um radical fosfato inorgânico (Pi) é adicionado a uma molécula de ADP (adenosina difosfato), utilizando energia proveniente da decomposição da glicose (na fosforilação oxidativa) ou da luz (na fotofosforilação).
Como o ATP fornece energia para a célula?
Função da ATP Moléculas carreadoras de energia armazenam a energia proveniente do processo de oxidação das moléculas dos alimentos — seja em um grupo químico, que será posteriormente transferido, ou em elétrons energizados — e transportam-na até o local em que será utilizada pela célula.
O que é ATP e como é produzido?
A adenosina trifosfato, também conhecido como ATP, é uma molécula que fornece energia para as células. É a principal moeda de energia da célula, e é um produto final dos processos de fotofosforilação (adicionando um grupo fosfato a uma molécula usando energia da luz), respiração celular e fermentação.
Onde ocorre a produção de ATP na célula animal?
A resposta correta é E, nas mitocôndrias, pois na presença de oxigênio temos o funcionamento da cadeia transportadora de eletrons e a fosforilação oxidativa, que representa a regeneração e produção da maior parte das moléculas de ATP presentes na célula.
Qual é a importância do ATP para o metabolismo celular?
O ATP é fundamental para fornecer energia livre para as células realizarem suas atividades. Assim sendo, essa energia será utilizada por outras reações que requerem energia (reação endergônica). A molécula de ATP é consumida em aproximadamente um segundo após ser formada.