Qual o melhor estaquia ou Alporquia?
Índice
- Qual o melhor estaquia ou Alporquia?
- O que é juvenilidade de plantas e como mitigar este processo em plantas frutíferas?
- Quais as plantas que pode fazer Alporquia?
- Qual terra usar para fazer Alporquia?
- Qual a época para fazer alporquia?
- Qual a diferença entre enxertia e estaquia?
- Quais são as vantagens e desvantagens da propagação de plantas frutíferas?
- O que é alporquia nas plantas?
- O que é técnica de alporquia?
- Qual a cor do Abacate?
- Qual a altura do Abacate?
- Quais os benefícios do Abacate?
- Qual o abacate mais rico em proteínas?
Qual o melhor estaquia ou Alporquia?
Acredita-se que a Alporquia é mais eficiente em algumas plantas do que a estaquia. O método funciona em algumas plantas nas quais a estaquia não é eficiente.
O que é juvenilidade de plantas e como mitigar este processo em plantas frutíferas?
Durante a juvenilidade, não há produção de frutos, o que implica num prolongamento do período improdutivo do pomar. Esse longo período improdutivo pode ser reduzido com a propagação vegetativa, utilizando-se plantas que já estejam em produção para a retirada de material a ser propagado (NACTHIGAL et al., 2005).
Quais as plantas que pode fazer Alporquia?
Plantas indicadas para propagação por alporquia:
- Azaléia.
- Bordos (Acer sp)
- Cerejeira.
- Cipreste.
- Pitangueira.
- Romã
- Jabuticabeira.
- Azevinho.
Qual terra usar para fazer Alporquia?
O sfagno é um tipo de musgo (Sphagnum), encontrado em lojas que vendem produtos para floristas. Seus substitutos podem ser areia, turfa, casca de arroz carbonizada ou coxim (pó de coco).
Qual a época para fazer alporquia?
Aguardar a época de primavera e verão, quando a planta estará desenvolvendo a parte vegetativa. O inverno dos estados do sul é muito frio, muitas das plantas entram em dormência, com a seiva circulando de forma mais lenta e a formação de raízes poderá não ocorrer.
Qual a diferença entre enxertia e estaquia?
Depois da estaquia, a enxertia é a técnica mais usada para a propagação de espécies arbóreas e arbustivas. É uma técnica complexa que consiste em implantar uma parte viva da planta que se quer propagar (cavaleiro) em uma parte de outra planta que esteja enraizada (cavalo).
Quais são as vantagens e desvantagens da propagação de plantas frutíferas?
Vantagens: - Rapidez na produção de mudas; - Reprodução fiel da planta-mãe; - Multiplicação de plantas que não florescem por motivos de adaptação e de plantas cujas sementes são estéreis; - Precocidade das plantas produzidas.
O que é alporquia nas plantas?
A alporquia é um dos métodos de propagação vegetativa mais antigos que o homem utiliza. As estruturas reprodutivas das angiospermas se encontram no interior da flor. Essas estruturas, após a fecundação, dão origem à semente e ao fruto. Tais eventos se relacionam à reprodução sexuada dessas plantas.
O que é técnica de alporquia?
Uma técnica que tem feito a diferença e utilizada por muitos produtores é a Alporquia, também chamado de alporque, é um método de reprodução assexuada de plantas, o processo necessita de uma planta matriz, uma espécie de planta mãe que será propagada mudas.
Qual a cor do Abacate?
Se dependesse da cor da casca, o abacate ( Persea americana L.) jamais seria consumido. Algumas variedades da fruta conservam o tom verde em todas as etapas de seu cultivo até a venda no varejo. Outras possuem coloração arroxeada, que pode evoluir para o marrom.
Qual a altura do Abacate?
A árvore que dá origem ao abacate tem copa aberta, ramos bifurcados e altura que pode chegar a 20 metros, além de muita longevidade.
Quais os benefícios do Abacate?
Dotado de benefícios, o abacate é rico em vitaminas, minerais como ferro, cálcio e fósforo, fibras solúveis, fitoesteróis e lipídios (óleo). Monoinsaturados, os lipídios auxiliam na redução dos níveis do colesterol ruim e na elevação do colesterol bom.
Qual o abacate mais rico em proteínas?
Entre as frutas frescas, o abacate é o mais rico em proteínas, podendo auxiliar em dietas que visem ao aumento da massa muscular. Os brasileiros estão mais acostumados a consumir abacate in natura ou batido com leite, mas a fruta pode ser ingrediente de outras receitas culinárias.