Quais são as informações importantes que devem estar presentes em um programa de auditoria?
Índice
- Quais são as informações importantes que devem estar presentes em um programa de auditoria?
- Quais são os procedimentos de início da auditoria?
- O que deve ser considerado para se elaborar um plano de auditoria?
- O que é documentação de auditoria?
- Qual o objetivo do relatório de auditoria?
- Como elaborar um relatório contábil?
- Como fazer um relatório simples?
- Quando são feitos os relatórios?
Quais são as informações importantes que devem estar presentes em um programa de auditoria?
Ouça em voz altaPausarO programa de auditoria é estruturado de forma padronizada, devendo conter no mínimo: objetivo, objeto, justificativa, escopo, técnicas de auditoria, exames, avaliação dos controles internos, recursos, cronogramas, legislação e resultados esperados. Devem ser estabelecidos objetivos para cada trabalho de auditoria.
Quais são os procedimentos de início da auditoria?
Ademais, listamos os principais procedimentos de auditoria:
- Contagem física (comumente chamado de “Inventário”;
- Confirmação com Terceiros;
- Conferência de Cálculos;
- Inspeção de Documentos;
- Observação;
- Reexecução;
- Procedimentos Analíticos;
- Indagação.
O que deve ser considerado para se elaborar um plano de auditoria?
Ouça em voz altaPausarOs auditores internos devem desenvolver e documentar um planejamento para cada trabalho da auditoria, incluindo os objetivos, o escopo, o prazo e a alocação de recursos do trabalho. O plano deve considerar as estratégias, objetivos e riscos da organização que sejam relevantes para o trabalho.
O que é documentação de auditoria?
Ouça em voz altaPausarPor oportuno, documentação de auditoria é o registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor (usualmente também é utilizada a expressão “papéis de trabalho”).
Qual o objetivo do relatório de auditoria?
Ao final do módulo O Relatório de Auditoria, você terá conhecido a definição de auditoria interna e a finalidade dos normativos que a materializam, compreenderá a importância e o objetivo dos relatórios de auditoria e será capaz de identificar a estrutura de relatórios recomendada pela CGU.
Como elaborar um relatório contábil?
A elaboração de um relatório contábil exige conhecimento e uma visão diferenciada sobre as questões econômicas do negócio. Dessa forma, o uso do Flua é uma ótima escolha para quem deseja praticidade. Com ele, é possível obter informações de todas as contas a pagar e receber.
Como fazer um relatório simples?
Seja profissional. A função principal de como fazer um relatório simples é de conseguir documentar um fato e ele só tem validade se servir para a compreensão de outra pessoa, por isso, é na conclusão que ficam as considerações finais específicas do que aconteceu e do que deve ser feito.
Quando são feitos os relatórios?
Geralmente, os relatórios são feitos mensalmente, trimestralmente ou anualmente — essa frequência varia de acordo com as normas estipuladas pelos estabelecimentos. Para que possam ser acessadas sempre que houver necessidade, essas informações podem ser impressas, ou permanecerem armazenadas em arquivos digitais.