Quando deve ser feito o ajuste a valor presente?

Índice

Quando deve ser feito o ajuste a valor presente?

Quando deve ser feito o ajuste a valor presente?

Quando o Ajuste a Valor Presente é feito? A lei determina que sejam ajustados a valor presente os pontos do ativo e passivo oriundos de operações de longo prazo. Os demais integrantes do balanço só passarão por adaptação quando houver efeito relevante.

Como ocorre a mensuração do valor presente de um ativo ou passivo?

Por definição, valor presente "é a estimativa do valor corrente de um fluxo de caixa futuro". A quantificação do ajuste a valor presente deve ser realizada em base exponencial "pro rata die", a partir da origem de cada transação, sendo os seus efeitos apropriados nas contas a que se vinculam.

Como contabilizar o ajuste a valor presente?

O procedimento de Ajuste a Valor Presente nada mais é do que registrar Ativos e Passivos a prazo, pelo seu Valor Presente na data de registro inicial, segregando assim o valor equivalente ao custo financeiro embutido na operação a prazo.

Para que serve ajuste a valor presente?

O Ajuste a Valor Presente mensal serve para atualizar o valor correspondente aos juros pelo financiamento da venda ou da compra a prazo (dinheiro do tempo); Realiza o cálculo do Ajuste a Valor Presente mensal para o reconhecimento da receita/despesa e a baixa dos juros/encargos a apropriar.

Postagens relacionadas: