Qual a função dos agentes modificadores na produção de vidros?

Índice

Qual a função dos agentes modificadores na produção de vidros?

Qual a função dos agentes modificadores na produção de vidros?

Para diminuir a viscosidade de um vidro fundido de sílica adiciona um modificador de rede, óxido alcalino, capazes de enfraquecer as estruturas vítreas devido os oxigênio não ligantes.

Qual a influência do tratamento térmico nos vidros?

O processo térmico de temperatura melhora consideravelmente as propriedades do produto, conferindo ao vidro temperado uma resistência muito maior que a do vidro comum.

Por que razão certos líquidos formam vidros ao Solidificar-se?

O componente básico do vidro é a sílica (SiO2), que é misturada a outros componentes, como a soda e o calcário, em temperaturas que giram em torno dos 1700°C. Esse processo resulta em uma mistura líquida viscosa e amarelada que lembra o mel. Ao se resfriar, a mistura enrijece-se, tornando-se um sólido.

Como é realizado o processo de têmpera em vidros?

A fabricação do vidro temperado consiste no aquecimento da matéria-prima (cristal ou vidro impresso) que é então submetido a um tratamento térmico de têmpera à temperatura de 650/700ºC, recebendo logo após jatos de ar que provocam um choque térmico.

Quais os elementos formadores dos vidros e qual a função de cada um deles?

A composição do vidro, basicamente, é formada por areia, carbonato de sódio (barrilha), calcário, óxido de minerais (como óxido de ferro), dentre outros. ... A principal função na fabricação do vidro é baixar o ponto de fusão do silício, ou seja, fazer o silício ficar mais fácil de derreter.

Quais são os óxidos modificadores mais usados industrialmente e por quê?

Os óxidos modificadores de rede (ou fundentes) são os óxidos responsáveis por abrir a estrutura vítrea, reduzindo a viscosidade do vidro, resistência química e mecânica (Figura 3.5.). ... Os óxidos de sódio, cálcio, magnésio e potássio são os mais utilizados industrialmente.

Quais os objetivos dos tratamentos térmicos de recozimento e têmpera em vidros?

A diminuição da temperatura do vidro durante a conformação e a diminuição da severidade de têmpera térmica resultou em diminuição da quantidade de peças fraturadas e aumento das propriedades mecânicas, aumento da resistência ao choque térmico e aumento da confiabilidade mecânica e termomecânica do dielétrico.

Qual a temperatura que o vidro temperado aguenta?

O vidro recozido ou vidro comum suporta diferenças de temperatura por volta de 50° a 60° C. O vidro temperado suporta diferenças de temperatura, de uma face para a outra, por volta de 200° a 300° C.

Porque o vidro e transparente porque ele é considerado como um líquido congelado?

“O vidro é um líquido que foi resfriado até congelar. Mas suas moléculas continuam distribuídas de maneira desordenada, como o líquido que o gerou”, explicou Zanotto à SUPER. “Em altas temperaturas, o vidro flui facilmente. Em temperatura ambiente, ele também pode fluir.

Porque o vidro não pode ser chamado de material cristalino?

O vidro é considerado um sólido não cristalino porque a sua temperatura de resfriamento está abaixo do momento em que suas partículas começam a organizar-se para realizar o processo de cristalização.

Qual a importância do vidro temperado?

Sua importância pode ser verificada na produção dos vidros chamados temperados: esta variedade tem resistência a impactos muito maior que o vidro comum por conta de tensões internas geradas num tratamento térmico por um aquecimento a

Quando começa o processo de fabricação de vidro?

O processo de fabricação de vidro começa quando as matérias-primas são misturadas a frio e levadas ao forno de fusão onde a massa é fundida a uma temperatura de 1500 °C, transformando-se em vidro.

Qual é a água utilizada na produção de vidros?

Assim como em diversos ramos da indústria, a água é um recurso importante para a produção de vidro, sendo utilizada nas etapas de lapidação, perfuração, lavagem e resfriamento dos vidros, além do uso doméstico. Esta água é,

Qual a temperatura de fusão do vidro comum?

No processo de reciclagem, o vidro comum funde a uma temperatura entre 1000oC e 1200oC, enquanto que a temperatura de fusão da fabricação do vidro, a partir dos minérios, ocorre entre 1500oC e 1600oC.

Postagens relacionadas: