Como é feita a cistocentese?

Índice

Como é feita a cistocentese?

Como é feita a cistocentese?

A Cistocentese consiste em puncionar a urina da bexiga com agulha. A punção deve ser feita cranialmente ao colo, sendo este um dos melhores métodos para a realização de urocultura. Sempre fazer assepsia do local antes da coleta. É um procedimento mais utilizado em felinos, não sendo aplicável para grandes animais.

Para que serve a cistocentese?

A cistocentese é um procedimento muito utilizado na rotina da clínica de pequenos animais. Entre os métodos de coleta de urina, este é o mais asséptico, sendo o mais indicado para o cultivo microbiológico.

Como sondar uma fêmea canina?

Por estes motivos, o método mais utilizado é o cateterismo, que se faz através da introdução de um catéter no óstio externo da uretra, sendo que no cão recomenda-se que este seja de calibre muito fino devido a presença do osso peniano e, na cadela, cuidados na sua introdução, podendo o procedimento ser realizado com a ...

Como é feita a coleta de urina em cães e gatos?

Para animais da espécie felina, fêmeas da espécie canina e filhotes em geral, a urina é coletada através da punção com agulha diretamente da bexiga. Este procedimento conhecido como cistocentese é guiado pela ultrassonografia, é seguro e também, indolor para maioria dos pacientes.

Para que serve um exame bioquímico?

No setor de bioquímica, os exames realizados dizem respeito a investigação do funcionamento dos processos metabólicos do organismo. São exemplos: glicose, colesterol, triglicerídeos, exames de função hepática, função renal, função cardíaca, eletrólitos, etc.

Qual é a importância da urocultura?

A urocultura, também chamada de urinocultura, ou ainda, cultura de urina, é o exame indicado para o diagnóstico da infecção urinária (Pinheiro; 2010). Por sua vez, a infecção do trato urinário (ITU) é a invasão bacteriana do trato urinário, que pode ocorrer entre a uretra e os rins.

Quais as causas da cistite não obstrutiva?

Já a não obstrutiva não apresenta predisposição sexual. Como possíveis causas da forma não obstrutiva, por ordem de ocorrência, temos a cistite idiopática não obstrutiva (65%), urólitos (15%), anormalidades anatômicas/neoplasia/outros (10%), alterações comportamentais (< 10%) e infecção bacteriana (< 2%).

Qual a nomenclatura mais recente do cistite?

Atualmente esses termos juntamente com outra nomenclatura mais recente – cistite intersticial felina – tem sido usada nos casos de doença do trato urinário em que se desconhece a causa da inflamação das vias urinárias inferiores.

Como fazer um exame de fezes?

Faça um exame de fezes. Quando o veterinário desconfiar que uma infecção está levando à produção descontrolada de gases, forneça uma amostra de fezes para que sejam testadas. O exame pode encontrar vírus (como o parvovírus), bem como parasitas fecais, permitindo que o profissional desenvolva um plano de tratamento adequado.

Postagens relacionadas: