O que é Síndrome de Conn?

Índice

O que é Síndrome de Conn?

O que é Síndrome de Conn?

A síndrome de Conn é a causa mais comum de hipertensão arterial secundária. É caracterizada por secreção excessiva de aldosterona pelas glândulas suprarrenais, que são pequenas glândulas triangulares localizadas acima dos rins.

O que ocorre quando há um excesso de aldosterona?

Níveis elevados de aldosterona podem provocar hipertensão arterial e níveis baixos de potássio. Níveis baixos de potássio podem provocar fraqueza, formigamento, espasmos musculares e períodos de paralisia temporária.

Qual o distúrbio eletrolítico Estes pacientes apresentam em casos de hiperaldosteronismo?

Quadro clínico Apesar da retenção hidrossalina característica, não há edema, devido ao escape mineralocorticoide. A hipocaliemia, que em outro momento era essencial para o diagnóstico, ocorre em 45% dos casos de hiperaldosteronismo primário, 50% nos adenomas (APA) e 17% nas hiperplasias (HAI).

O que é hiperaldosteronismo secundário?

Hiperaldosteronismo secundário (E26. Também conhecido como hiperreninismo, ocorre devido à superatividade do sistema renina-angiotensina e resulta em hipocalemia (baixa concentração de potássio no sangue). Pode ser causado por Síndrome nefrótica, por cirrose hepática ou doença cardíaca crônica.

Como tratar hiperaldosteronismo?

O hiperaldosteronismo nesses pacientes pode ser controlado por um bloqueador seletivo de aldosterona como a espironolactona, iniciando com 50 mg por via oral uma vez ao dia, e aumentando para 1 a 3 doses de manutenção, geralmente em torno de 50-100 mg, uma vez ao dia, por 1 mês, ou por amilorida 5 a 10 mg por via oral ...

O que causa aumento da secreção de aldosterona?

Quando a quantidade de sódio no sangue baixa, aumenta a secreção de aldosterona. Esse hormônio atua sobre os túbulos distais e sobre os túbulos coletores, estimulando a reabsorção de sódio do filtrado glomerular.

Quais os tipos de hiperaldosteronismo?

Há dois tipos de aldosteronismo:

  • Hiperaldosteronismo primário, em que as suprarrenais são originalmente afetadas por um adenoma geralmente não canceroso.
  • Hiperaldosteronismo secundário, em que elas são afetadas secundariamente, em consequência de outras doenças ou condições.

O que é aldosteronismo primário?

(Síndrome de Conn) O aldosteronismo primário é o aldosteronismo causado pela produção autônoma de aldosterona pelo córtex adrenal (decorrente de hiperplasia, adenoma e carcinoma). Os sinais e sintomas incluem fraqueza episódica, elevação da pressão arterial e hipopotassemia.

O que hiperaldosteronismo primário?

Uma causa comum e curável de hipertensão arterial sistêmica (HAS), o hiperaldosteronismo primário (HPA) é caracterizado por HAS com baixos níveis de renina plasmática e altos níveis plasmáticos de aldosterona. Estes últimos são inadequadamente alto para o volume e pressão arterial.

Quais são os sintomas de potássio baixo no sangue?

Sintomas de potássio baixo no sangue. A diminuição do potássio no sangue pode levar ao aparecimento de sintomas principalmente musculares, como por exemplo cãibras, contração muscular involuntária, fraqueza constante e, nos casos mais graves, paralisia, por exemplo.

Por que a perda fecal é responsável pela redução do potássio?

Entretanto, é comum que a perda fecal não seja a única responsável pela redução do potássio sérico. Outros fatores como a baixa ingestão e a excreção urinária de potássio induzida pela aldosterona também contribuem para o processo.

Como se trata a síndrome de Conn?

Na síndrome de Conn, a aldosterona encontra-se muito elevada, enquanto que a renina encontra-se extremamente baixa ou nem é possível detectá-la. O tratamento é feito resolvendo-se o fator que está desencadeando a elevada síntese e liberação de aldosterona, por meio de cirurgia.

Qual a deficiência de potássio no sangue?

A deficiência de potássio no sangue raramente está relacionada com a alimentação, já que boa parte dos alimentos consumidos no dia-a-dia possuem quantidades adequadas de potássio. Conheça os alimentos ricos em potássio.

Postagens relacionadas: