Quais as aplicações da enxertia?
Quais as aplicações da enxertia?
Os engenheiros apontam como vantagens da enxertia em fruticultura: a recuperação de pomares; preservação e multiplicação de variedades nobres; a viabilidade de cultivar espécies com problemas fitossanitários, etc.
Como a propagação por Encostia é realizada?
Encostia (união entre duas plantas inteiras): é uma técnica que consiste na junção de duas plantas inteiras, que são mantidas dessa forma até a união dos tecidos. Após essa união, uma será utilizada somente como porta-enxerto e a outra como copa. ... Tem-se, assim, a muda, constituída de copa e porta-enxerto.
Como é feita a Encostia?
O processo consiste em plantar, ao lado do tronco da árvore, uma muda que será ligada a ela. No tronco, faz-se uma incisão e, no ápice da muda, um bisel. Ajusta-se a região e fixa-se com um prego ou cravo de madeira.
Porquê usar a enxertia?
Além de ser uma opção para o manejo de estresses bióticos, como os nematoides, fungos e bactérias de solo, a enxertia pode também auxiliar a minimizar os efeitos negativos de estresses abióticos, como a seca, temperaturas extremas, salinidade e deficiência de nutrientes.
Para que serve o enxerto nas plantas?
O enxerto de plantas permite o cultivo de diversas espécies em regiões onde, normalmente, não haveria possibilidade do plantio por fatores climáticos, condições do solo ou pela presença de pragas.