O que deve conter em um glossário?

Índice

O que deve conter em um glossário?

O que deve conter em um glossário?

Um glossário é uma lista de termos que geralmente aparece no final de um trabalho acadêmico, uma tese, um livro ou um artigo. Ele deve conter definições de termos no texto principal que possam ser desconhecidas ou pouco claras para um leitor comum.

Qual a estrutura de um glossário?

O glossário entra na lista de elementos sem indicativo numérico, assim como errata, agradecimentos, listas, referências, apêndices, anexos e índice. A melhor forma de entender a estrutura e a organização de um glossário é com um exemplo pronto. Baixe um modelo em .doc pré-formatado e personalize conforme os termos do seu trabalho.

Por que não incluir o glossário em seu glossário?

É importante salientar que o glossário é um elemento pós-textual opcional, ou seja, caso não queira inclui-lo em seu trabalho, isso não o prejudicará. Para se fazer um glossário ou tipo de dicionário de palavras especificas, o estudante deverá seguir algumas regras. Sempre lembrando que as regras devem estar dentro das normas para glossário ABNT.

Qual a diferença entre glossário e glossário?

Muitas pessoas confundem dicionário com glossário, mas são dois itens com diferenças entre si. Enquanto no dicionário a terminologia é apresentada de maneira mais ampla (com informações sobre todos os significados, fonética e etimologia), no glossário a intenção é explicar o sentido da expressão conforme o contexto específico.

Quais são os glossários de trabalhos acadêmicos?

Glossários de trabalhos acadêmicos: é fundamental para explicar termos técnicos e conceitos ao leitor. Glossário bilíngue: apresenta a tradução da palavra em outro idioma, bem como uma explicação sobre o termo no contexto. Glossário ambiental: focado em vocábulos relacionados à área de meio ambiente.

Postagens relacionadas: