Como a teoria cinética molecular explica o comportamento das partículas nos gases?

Índice

Como a teoria cinética molecular explica o comportamento das partículas nos gases?

Como a teoria cinética molecular explica o comportamento das partículas nos gases?

A Teoria cinética (ou cinético-molecular) dos gases é constituída pelos seguintes postulados: ... Isso determina a pressão exercida pelo gás: quanto maior o número de colisões das partículas contra as paredes do recipiente, maior a pressão que o gás exerce sobre tal recipiente.

O que diz a teoria cinética dos gases?

A teoria Cinética dos gases foi sintetizada com o intuito de explicar as propriedades e o comportamento interno dos gases. ... - As moléculas de um gás só interagem entre si quando elas colidem fora as colisões elas apresentam movimento retilíneo uniforme (MRU).

Como se comporta a energia cinética do gás?

Energia cinética de um gás Devido às colisões entre si e com as paredes do recipiente, as moléculas mudam a sua velocidade e direção, ocasionando uma variação de energia cinética de cada uma delas.

Qual é a relação entre a energia cinética média das moléculas de um gás e sua temperatura?

O applet da direita ilustra a relação entre a temperatura e a energia cinética média de um gás. Note que para uma dada temperatura existem moléculas rápidas e lentas mas, em média, o número de moléculas rápidas aumenta à medida que a temperatura aumenta.

O que diz a teoria cinética dos gases ou teoria do gás ideal?

De acordo com a teoria cinética dos gases um gás ideal é constituído por um grande número de pequenas partículas (átomos ou moléculas), que estão em constante e aleatório movimento. Essas partículas que se deslocam rapidamente e colidem constantemente umas com as outras e com as paredes do recipiente que contém o gás.

Quais as características de um gás é o que diz a teoria cinética dos gases?

Entre as principais características dos gases estão: volume e forma variáveis, grande compressibilidade e expansibilidade, baixa densidade e são miscíveis entre si. Um gás é um estado fluido da matéria que não passa para o estado líquido apenas por um aumento de pressão ou apenas por uma diminuição de temperatura.

Em que suposições se baseia a teoria cinética dos gases?

Hipóteses da teoria dos gases São independentes, só interagem entre si quando ocorre colisão; As colisões existentes entre moléculas e moléculas e entre moléculas e paredes do recipiente são colisões elásticas, que fazem com que a energia cinética das moléculas permaneça constante.

Como se comporta as moléculas de um gás quando se fornece energia ao sistema?

Quando se fornece calor, os átomos e moléculas tendem a vibrar com maior intensidade, aumentando a temperatura, que é uma medida da energia cinética média das partículas. Durante o processo de fusão ou vaporização, a temperatura permanece constante, mas o arranjo dos átomos e moléculas é modificado.

Qual a energia cinética das moléculas?

A única energia das moléculas é a energia cinética. 3 – todas as colisões entre as moléculas e as paredes do recipiente que contém o gás são perfeitamente elásticas. A energia cinética total se conserva, mas a velocidade de cada molécula pode mudar. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por que o movimento das moléculas dos gases é perpétuo?

- O fato do movimento das moléculas dos gases serem perpétuo, é que, o choque delas contra si mesmas e contra as paredes do recipiente onde o gás está contido, é perfeitamente elástico, o que faz com que as moléculas não percam energia cinética nem quantidade de movimento.

Qual a velocidade das moléculas do gás?

Cada molécula pode ter velocidade diferente das demais. 2 – cada molécula do gás interage com as outras somente por meio de colisões (forças normais de contato). A única energia das moléculas é a energia cinética. 3 – todas as colisões entre as moléculas e as paredes do recipiente que contém o gás são perfeitamente elásticas.

Como funcionam as moléculas de um gás?

- As moléculas de um gás só interagem entre si quando elas colidem fora as colisões elas apresentam movimento retilíneo uniforme (MRU). Vale lembrar que a capacidade que os gases têm de se expandir facilmente e a da grande dilatação térmica, vêm do fato de suas moléculas terem tamanho praticamente desprezível (2ª item).

Postagens relacionadas: