Como trabalhar inferências?

Índice

Como trabalhar inferências?

Como trabalhar inferências?

A inferência e o ato de ler....

  1. Explicar a dupla possibilidade de leitura do título do poema;
  2. Mostrar as rimas feitas pelo autor;
  3. Mostrar como os jogos de palavras enriquecem o texto, por exemplo, “Acordar calado/ calada da noite;
  4. A importância da intertextualidade para a construção do sentido.

O que é uma leitura inferencial?

Na leitura de um texto, o resultado da compreensão depende da qualidade das inferências geradas. ... O leitor infere ao associar as informações explícitas aos seus conhecimentos prévios e, a partir daí, gera sentido para o que está, de algum modo, informado pelo texto ou através dele.

Que inferências é possível fazer em relação ao uso?

A inferência que podemos fazer, sobre o uso dos nomes Assis e Anchieta no último trecho do poema, é que os mesmos fazem referência a grandes poetas. Quando o poema fala "Não sou Anchieta", ele quer dizer que não é José de Anchieta que além de padre foi um renomado poeta nacionalista.

O que significa a palavra inferencial?

Relativo à inferência, à compreensão por observação, por dedução.

O que é inferências e predições do texto?

A inferência é uma dedução realizada pelo leitor baseada em pistas linguísticas e em elementos contextuais. A predição, estratégia que encontra suporte na inferência, consiste na antecipação de conteúdos do texto com base em pistas linguísticas e no conhecimento prévio do leitor.

Como inferimos o conteúdo de um texto?

Além do significado, inferimos também palavras, sílabas ou letras. Boa parte do conteúdo de um texto pode ser antecipada ou inferida em função do contexto: portadores, circunstâncias de aparição ou propriedades do texto.

Quais as estratégias de inferência?

Essas informações são descobertas por meio de pistas que o texto apresenta. O professor deverá iniciar a aula apresentando em powerpoint algumas informações sobre INFERÊNCIA. Estratégias de inferência: permitem captar o que não está dito no texto de forma explícita. A inferência é aquilo que “lemos”, mas não está escrito.

Qual o contexto da interpretação do texto?

O contexto, na verdade, contribui decisivamente para a interpretação do texto e, com frequência, até mesmo para inferir a intenção do autor. Depois de trabalhada a parte teórica, na sequência, o professor deverá reproduzir uma cópia dos textos abaixo para cada aluno.

Postagens relacionadas: