O que é o Matriciamento em saúde mental?

Índice

O que é o Matriciamento em saúde mental?

O que é o Matriciamento em saúde mental?

77-84., o matriciamento consiste em um arranjo organizacional que visa outorgar suporte técnico-pedagógico em áreas específicas às equipes responsáveis pelo desenvolvimento de ações básicas de saúde para a população.

O que é Matriciamento no CAPS?

Uma das principais estratégias desenvolvidas pelos CAPSs para articular a rede de cuidados é a realização do Apoio Matricial ou Matriciamento, compreendido como “um novo modo de produzir saúde em que duas ou mais equipes, num processo de construção compartilhada, criam uma proposta deintervenção pedagógico-terapêutica” ...

Qual a importância do Matriciamento em saúde mental?

A iniciativa do apoio matricial em saúde mental é uma maneira de atrair os usuários dos serviços de saúde para um melhor envolvimento com a equipe, a fim de estabelecer o fortalecimento de vínculos.

O que é Matriciamento na atenção básica?

O Apoio Matricial, também chamado de matriciamento, é um modo de realizar a atenção em saúde de forma compartilhada com vistas à integralidade e à resolubilidade da atenção, por meio do trabalho inter disciplinar 1,2.

Qual é o principal objetivo do Matriciamento?

O matriciamento visa transformar a lógica tradicional dos sistemas de saúde: encaminhamentos, referências e contrarreferências, protocolos e centros de regulação, por meio de ações mais horizontais que integrem os componentes e seus saberes nos diferentes níveis de assistência (CHIAVERINI, 2011).

Qual o papel do Matriciador?

O papel do matriciador não é seguir capitaneando a escuta dos usuários da unidade básica (embora seja tentado a tal, pela sua formação), mas conseguir fazer uma passagem dessa escuta/acolhimento/cuidado à equipe.

Quais são os três objetivos principais do apoio matricial?

Este dispositivo trabalha com três diretrizes: a) levar a lógica do apoio e da cogestão às relações interprofissionais no cuidado compartilhado; b) lidar a partir do referencial da interdisciplinaridade com processos sociais, sanitários e pedagógicos; c) construir equipes multiprofissionais com corresponsabilização no ...

Qual o conceito de Matriciamento e qual sua importância para a Rãs?

Seu objetivo é possibilitar um conjunto das ações no SUS para atendimento às demandas de saúde mental, sendo definidos a ampliação do acesso à atenção psicossocial em diferentes níveis de complexidade e a garantia da articulação e integração dos diferentes pontos de atenção das redes de saúde do território, ...

Como acontece o Matriciamento?

De maneira simples, o matriciamento pode ser definido como um modo de produzir saúde em que equipes complementam suas atividades, num processo de construção compartilhada, com o fim último de tratar das dificuldades de uma pessoa por meio de uma proposta de intervenção pedagógica e terapêutica conjunta.

Como é feito o Matriciamento?

De maneira simples, o matriciamento pode ser definido como um modo de produzir saúde em que equipes complementam suas atividades, num processo de construção compartilhada, com o fim último de tratar das dificuldades de uma pessoa por meio de uma proposta de intervenção pedagógica e terapêutica conjunta.

Como funcionam as práticas de matriciamento na saúde brasileira?

Vale a pena entender o que é e como funcionam as práticas de matriciamento na saúde brasileira..

Quais são os instrumentos do processo de matriciamento?

2.2 A interconsulta como instrumento do processo de matriciamento pág25 2.3 A consulta conjunta de saúde mental na atenção primáriapág28 2.4 Visita domiciliar conjunta pág34 2.5 Contato a distância: uso do telefone e de outras tecnologias de comunicação pág38 2.6 Genograma pág40 2.7 Ecomapa pág44 Capítulo 3.

Quais são as estratégias de apoio matricial?

É nesse contexto, de mudanças e de desenvolvimento da saúde, que surgem as estratégias de Apoio Matricial, ou de matriciamento; medidas tomadas pelo Ministério da Saúde para promover a articulação entre atenção básica, saúde mental e os aparelhos de auxílio integrados a ambas.

Quais são as intervenções em saúde mental na Atenção Primária?

2.3 A consulta conjunta de saúde mental na atenção primáriapág28 2.4 Visita domiciliar conjunta pág34 2.5 Contato a distância: uso do telefone e de outras tecnologias de comunicação pág38 2.6 Genograma pág40 2.7 Ecomapa pág44 Capítulo 3. Intervenções em saúde mental na atenção primária 3.1 Grupos na atenção primária à saúde pág53

Postagens relacionadas: