Como gerar GFIP de autônomo?

Índice

Como gerar GFIP de autônomo?

Como gerar GFIP de autônomo?

GFIP/SEFIP – Declaração previdenciária Na declaração constarão os seguintes dados do trabalhador: nome completo, número do Pis/Nit/Nis, CBO, categoria e código de ocorrência para as situações em que o autônomo possua múltiplos vínculos sujeitos ao controle do limite máximo do salário de contribuição.

O que são os contribuintes individuais no arquivo da sefip?

Os contribuintes individuais são segurados obrigatórios da Previdência Social. O Inciso V e o parágrafo 15, do artigo 9º, do Regulamento da Previdência Social, aprovado pelo Decreto 3048/99 classificam todos àqueles que são considerados contribuintes individuais.

Quais as obrigações de um autônomo?

A empresa que contrata os serviços de um trabalhador autônomo deverá cumprir as obrigações previdenciárias e tributárias, efetuando o desconto da contribuição devida ao INSS incidente sobre o valor da remuneração paga ou creditada e também a retenção do Imposto de Renda (IRRF) com base na tabela progressiva mensal ...

O que é o GFIP de uma empresa?

​O que é GFIP​? É a guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social que contém as informações de vínculos empregatícios e remunerações, geradas pelo aplicativo SEFIP.

Como saber o código do trabalhador?

No extrato do FGTS vc encontrará o código do trabalhador, já a categoria é a que vc informa na GFIP.

O que precisa para tirar a GFIP?

Como entregar a GFIP A entrega da GFIP deverá ser feita por meio do Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (SEFIP), que consolida os dados cadastrais e financeiros da empresa e dos trabalhadores. O SEFIP é um aplicativo que permite a qualquer empregador gerar e imprimir a GFIP.

Qual a alíquota do Simples Nacional para o autônomo?

Desta forma, o único anexo do Simples Nacional que estará sujeito a contribuição previdenciária patronal de 20% será o Anexo IV, assim, além a contribuição de 11% do autônomo que lhe prestou serviço, também lhe incidirá a alíquota de 20% patronal, junto com a GPS da empresa, no código 2100.

Quais os dados cadastrais dos autônomos?

Os dados cadastrais dos autônomos (CPF x NIS x Data de Nascimento) deverão ser previamente qualificados no portal do eSocialpara posterior validação e transmissão ao Ambiente Nacional do eSocial. Microempreendedor Individual (MEI)sujeito ao enquadramento como contribuinte individual para apuração da CPP de 20%.

Qual a alíquota do autônomo?

Assim, quando se tratar de prestação de serviço para empresas em geral, a alíquota será de 11% e quando o serviço for prestado para entidades beneficente de assistência social isenta da contribuição social patronal (Lei n° 12.101/2009), a alíquota descontada do autônomo será de 20% sobre a remuneração paga, devida ou creditada.

Qual a contribuição do autônomo?

Conforme o Manual da GFIP 8.4, o autônomo será enquadrado em uma das seguintes categorias: → 15 – Contribuinte individual – transportador autônomo, com contribuição sobre remuneração.

Postagens relacionadas: