Como colocar esfagno nas orquídeas?
Índice
- Como colocar esfagno nas orquídeas?
- O que pode substituir o esfagno nas orquídeas?
- Como esterilizar esfagno?
- Onde encontrar esfagno na natureza?
- O que significa espagno?
- Como plantar orquídea pela raiz?
- Qual a vantagem do esfagno para as orquídeas?
- Como você pode cultivar suas orquídeas?
- Quais os substratos para orquídeas?
- Como fazer substrato com orquídea em coco?
Como colocar esfagno nas orquídeas?
No entanto, você não precisa utilizar somente um substrato isolado, e pode utiliza-lo misturado a outros substratos, como a casca de pinus, ou mesmo o carvão. Dessa forma, você conseguirá unir a retenção de água do esfagno com a aeração das raízes provida pela casca de pinus.
O que pode substituir o esfagno nas orquídeas?
Existem inúmeros substratos que podem ser utilizados para aclimatização de orquídeas, como: a casca de pínus, fibra de coco, pó de coco, fibra de piaçava, casca de ar- roz carbonizada, vermiculita, carvão, isopor entre outros.
Como esterilizar esfagno?
Para esterelizar e hidratar o musgo, coloque alguns punhados em uma panela com água. Deixe ferver por 5 a 10 minutos. Quando começar a ferver, a cada 2 minutos, mexa de forma que o musgo que estava no fundo da panela vá para cima e o de cima, fique embaixo. Depois de esfriar o musgo, aperte para retirar toda a água.
Onde encontrar esfagno na natureza?
Na natureza, o musgo esfagno aparece sobre rochas e troncos, retendo água limpa e indicando que o ambiente é saudável. É uma espécie não cultivada, que cresce espontaneamente também em beiras de riachos e lagos. Em nosso país, é encontrado em áreas montanhosas (Serra do Itatiaia), nos estados sul e sudeste.
O que significa espagno?
Significado de Esfagno substantivo masculino [Botânica] 1 Gênero (Sphagnum) da família das Esfagnáceas, que compreende musgos atípicos com um protonema não filamentoso. Musgo desse gênero. Etimologia (origem da palavra esfagno).
Como plantar orquídea pela raiz?
Deixe a nova planta bem encaixada no substrato. Se ela não fixar devido à raiz ainda pequena, utilize um cabo pequeno para deixar bem preso ao fundo, utilizando uma corda ou outro item para amarrar a nova planta. Molhe bem, escorra a água e comece a cuidar dela como você cuida das outras Phalaenopsis.
Qual a vantagem do esfagno para as orquídeas?
Uma outra vantagem do esfagno para os cultivos comerciais é que ele é um material extremamente leve, o que favorece o transporte e venda dos vasos prontos. A pior característica do esfagno para as orquídeas é que se você compactá-lo demais, ele não fornecerá aeração suficiente para as raízes das suas orquídeas, o que é essencial.
Como você pode cultivar suas orquídeas?
Assim como são dicas fáceis, são ideias que você poderá gostar muito para cultivar suas orquídeas através de substratos naturais. Existem dois tipos principais de orquídeas, as epífitas e as terrestres. Esses que trouxemos no artigo são substratos para orquídeas epífitas.
Quais os substratos para orquídeas?
Substratos para orquídeas – Sphagnum, esfagno, musgo 1 Utilização. Não é um substrato de longa vida útil. Se usado com adubos orgânicos, atenção: sua durabilidade diminui... 2 Extração. Assim como o xaxim, o esfagno é protegido por lei no Brasil, tendo sua extração proibida. Sim, extração, pois... 3 Referências. More ...
Como fazer substrato com orquídea em coco?
É bom lembrar que para fazer substrato com qualquer parte do coco ou até mesmo para plantar orquídea em coco, é preciso deixar o coco de molho na água por alguns dias. Faça isto para retirar o tanino, substância nociva a orquídea.