Como a teoria cinética molecular explica o comportamento das partículas dos gases?

Índice

Como a teoria cinética molecular explica o comportamento das partículas dos gases?

Como a teoria cinética molecular explica o comportamento das partículas dos gases?

A Teoria cinética (ou cinético-molecular) dos gases é constituída pelos seguintes postulados: ... Isso determina a pressão exercida pelo gás: quanto maior o número de colisões das partículas contra as paredes do recipiente, maior a pressão que o gás exerce sobre tal recipiente.

Quais são as características importantes da teoria cinética dos gases?

Segundo essa teoria, os gases são compostos de partículas, sendo que a maioria é composta por moléculas, com exceção dos gases nobres, cujas partículas são átomos. Essas partículas se encontram bastante afastadas umas das outras e praticamente não ocorre interação entre elas.

Porque os gases são Compressiveis?

Por que os gases são compressíveis? Sabendo que os gases (ao contrário dos líquidos e sólidos) não têm volume fixo, com um aumento de pressão podemos comprimi-los, ou reduzir o seu volume. Os gases são compressíveis porque há muito espaço entre as partículas que os compõem”1.

Qual é a teoria cinética molecular?

Os principais postulados dessa teoria Cinética dos gases, nos dizem que: ... Não existem forças de atração ou repulsão entre as partículas de um gás ideal. As forças intermoleculares são desprezíveis. O comportamento de um gás real se aproxima ao de um gás ideal quando a pressão diminui e a temperatura aumenta.

Quais são os postulados da teoria cinética dos gases?

Os postulados da teoria cinética dos gases estabelecem que as moléculas do gás ideal ou perfeito: 1º) movem-se desordenadamente (caos molecular) e apresentam velocidades variáveis, cuja média está relacionada com a temperatura do gás. 2º) não exercem ação mútua, isto é, não interagem, exceto durante as colisões.

Postagens relacionadas: