Como é feita a técnica da toracocentese?
Índice
- Como é feita a técnica da toracocentese?
- Onde deve ser feita a toracocentese?
- O que causa efusão pleural em cães?
- Em qual situação o procedimento de toracocentese é indicado?
- Quando é necessário fazer uma toracocentese?
- Quem realiza a toracocentese?
- Quando é indicada a toracocentese?
- Como tirar água do pulmão do cachorro?
- Qual a diferença entre toracocentese e drenagem torácica?
- Qual a finalidade da toracocentese?
- Como é o tratamento de cães com trauma penetrante do tórax?
- Qual a dificuldade na restauração do tórax em cães?
- Quais são as causas das Lesões torácicas?
Como é feita a técnica da toracocentese?
Inserir a agulha ao longo da borda superior do arco costal durante a aspiração e avançá-la até o derrame. Quando líquido ou sangue é aspirado, inserir o cateter sobre a agulha no espaço pleural e retirar a agulha, deixando o cateter no espaço pleural.
Onde deve ser feita a toracocentese?
A toracocentese e a drenagem torácica são procedimentos rotineiramente realizados no pronto-socorro, na enfermaria e no Centro de Terapia Intensiva (CTI). Consistem, basicamente, na retirada do acúmulo de ar ou líquido do espaço pleural por meio da inserção de um tubo, cânula ou agulha no espaço intercostal.
O que causa efusão pleural em cães?
Nesse sentido, as causas mais comuns de acúmulo de líquido no tórax de cães e gatos são problemas cardíacos, tumores e quilotórax (líquido esbranquiçado líquido em gordura). Além disso, a efusão pleural normalmente é causada mais por motivos secundários do que pela doença pleural, propriamente dita.
Em qual situação o procedimento de toracocentese é indicado?
A toracocentese, também chamada de drenagem pleural, é indicada para aliviar sintomas como dor ao respirar ou falta de ar causados por algum problema pulmonar. Entretanto, este procedimento também pode ser indicado para investigar a causa do acúmulo de líquidos no espaço pleural.
Quando é necessário fazer uma toracocentese?
Na toracocentese, indica-se para o alívio sintomático (dispneia, tosse e dor torácica) pode ser considerada ainda para pacientes com derrames de origem cardíaca, renal, neoplásica, ao aguardar o ajuste terapêutico da doença de base.
Quem realiza a toracocentese?
A toracocentese, ou punção pleural, é um procedimento que pode ser realizado por qualquer profissional médico desde que conheça a técnica de acesso à cavidade pleural por punção com a finalidade diagnóstica ou terapêutica do derrame pleural pela remoção do acúmulo de líquido anormal ali presente.
Quando é indicada a toracocentese?
A toracocentese, também chamada de drenagem pleural, é indicada para aliviar sintomas como dor ao respirar ou falta de ar causados por algum problema pulmonar. Entretanto, este procedimento também pode ser indicado para investigar a causa do acúmulo de líquidos no espaço pleural.
Como tirar água do pulmão do cachorro?
A terapia para edema pulmonar depende dos achados clínicos, geralmente consistindo na utilização de oxigenoterapia, repouso, utilização de broncodilatadores e diuréticos. Em alguns casos de desconforto respiratório intenso, pode ser necessária a sedação do animal.
Qual a diferença entre toracocentese e drenagem torácica?
A toracocentese é o procedimento de acesso à cavidade pleural por punção a partir da parede torácica. Permite realizar: Uma drenagem pleural, ou seja, a remoção de acumulações anormais de líquido ali presentes; Biópsias da pleura, isto é, a obtenção de amostras de tecido.
Qual a finalidade da toracocentese?
Na toracocentese, indica-se para o alívio sintomático (dispneia, tosse e dor torácica) pode ser considerada ainda para pacientes com derrames de origem cardíaca, renal, neoplásica, ao aguardar o ajuste terapêutico da doença de base. É importante que previamente à punção, seja checado e preparado de forma organizada o material a ser utilizado.
Como é o tratamento de cães com trauma penetrante do tórax?
No tratamento de cães que apresentam trauma penetrante do tórax provocado por projéteis ou mordeduras, prioriza-se a estabilização do paciente, a manipulação da ferida por meio de debridamento e limpeza, e o restabelecimento funcional da parede torácica. Como as REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE MEDICINA VETERINÁRIA –ISSN: 1679-7353
Qual a dificuldade na restauração do tórax em cães?
Uma das grandes dificuldades na restauração do tórax em cães deve-se a pouca disponibilidade de tecidos locais, pelas particularidades anatômicas da região e também pelo aspecto das lesões sempre extremamente agressivas decorrentes de esmagamento, dilaceração e perfuração.
Quais são as causas das Lesões torácicas?
As lesões torácicas podem ser causadas por acidentes automobilísticos, brigas entre animais, quedas, armas de fogo e objetos penetrantes, sendo que as causas mais comuns de REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA DE MEDICINA VETERINÁRIA –ISSN: 1679-7353