Como a luz é a temperatura influenciam na germinação das sementes de alface?

Índice

Como a luz é a temperatura influenciam na germinação das sementes de alface?

Como a luz é a temperatura influenciam na germinação das sementes de alface?

Conforme Castro et al. (2005), as sementes de alface são consideradas fotoblásticas positivas, pois apresentam maior porcentagem de germinação na presença da luz. Porém, devido a domesticação e a produção em longa escala algumas cultivares passaram a atuar como fotoblásticas neutras.

Como a água o oxigênio a temperatura e a luz afetam a germinação?

Em geral, os fatores luz e temperatura não tem ação independente sobre a germinação de sementes. Assim, a temperatura exerce um importante papel na germinação de sementes fotossensíveis (sensíveis à luz). Com relação à temperatura, esta pode afetar as reações bioquímicas que determinam todo o processo germinativo.

Como a luz interfere na germinação?

A luz branca pode reduzir a porcentagem de germinação de sementes sob estresse osmótico. Esta inibição pode ser dependente do potencial hídrico e da irradiância. É possível que em sementes insensíveis à luz, o fitocromo controle a germinação após o tratamento osmótico, como verificado por LADEIRA et al.

Como as condições climáticas podem influenciar a germinação?

Temperaturas elevadas afetaram negati- vamente o índice de velocidade de germinação. A temperatura de 30º C foi a que promoveu maior número de sementes germinadas por unidade de tempo. O aumento da temperatura afetou negativamente o desenvolvimento das plântulas, sendo mais acentuado na parte aérea em relação à raiz.

Quais os fatores ambientais importantes para a germinação da semente?

A germinação é o processo de crescimento de uma planta a partir da semente, que se encontra em estado de latência até que encontre condições ambientais adequadas para germinar. Dentre os principais fatores que afetam a germinação, podemos citar a temperatura, a disponibilidade de água, oxigênio e luz.

Quais fatores influenciam a dormência de sementes?

Muitos são os fatores que causam a dormência como a ação do tegumento, imaturidade do embrião e inibidores químicos. Já a quebra da dormência e conseqüentemente a germinação, podem ocorrer devido à ação da luz, temperaturas, disponibilidade de água e oxigênio entre outros.

Como a água influencia na germinação das sementes?

A água é o fator que exerce a mais determinante influência sobre o processo de germinação (CARVALHO & NAKAGAWA, 1983), devendo estar disponível para as sementes num teor adequado. Em termos de estabelecimento das plântulas no campo, tanto o excesso como défice Page 2 hídricos são desfavoráveis (BRADFORD, 1986).

Quais os principais fatores que interferem negativamente na germinação das sementes e na emergência das plantas?

Apesar da importância da água, o seu excesso provoca a diminuição da germinação, pois impede a penetração do oxigênio....Os principais fatores que afetam a germinação são:

  • Disponibilidade de água.
  • Oxigênio.
  • Luz.
  • Temperatura.
  • Permeabilidade do envoltório da semente.
  • Substâncias químicas.
  • Dormência da semente.

Quais fatores podem induzir a dormência comente cada um?

Em geral, os mecanismos responsáveis por essa modalidade de dormência estão relacionados à impermeabilidade, ao efeito mecânico, e/ou à presença de substâncias inibidoras dos tecidos. Pode ser dividida em: física, química e mecânica (Cardoso, 2004).

Quais são os fatores que afetam o processo germinativo?

Os principais fatores que afetam a germinação são:

  • Disponibilidade de água.
  • Oxigênio.
  • Luz.
  • Temperatura.
  • Permeabilidade do envoltório da semente.
  • Substâncias químicas.
  • Dormência da semente.

Qual é a germinação?

A germinação, em si, é um processo que tem inicio com a semente, e é dela que vamos falar agora. As sementes consistem de uma unidade que contém um embrião, originado da reprodução sexuada de plantas. Podem ser definidas também como sendo o óvulo maduro, e, portanto, já fecundado, de plantas.

Como a semente entre no processo de germinação?

Agora, para que a semente entre no processo de germinação, diversos processos fisiológicos estão envolvidos. Primeiramente, a atuação de hormônios. Como vimos anteriormente, no desenvolvimento de sementes, o Ácido Abscísico está envolvido no processo de dormência da semente.

Qual a temperatura que permite o crescimento da planta?

A gama de temperaturas que permitem o crescimento é muito ampla, algumas culturas se adaptam melhor a temperaturas baixas, outras a moderadas ou altas, esses valores variam de acordo com a cultivar, a fase de desenvolvimento e o condicionamento da planta. A temperatura esta relacionada praticamente a tudo no que diz respeito à vida no mundo.

Quais são os processos germinativos?

Os processos germinativos podem ser descritos de diversas maneiras, no entanto, via de regra, podem englobar três fases (padrão trifásico – muito mais evidente em sementes ortodoxas que em recalcitrantes). Absorção de água (embebição).

Postagens relacionadas: