Como fazer a épura de um ponto?
Índice
- Como fazer a épura de um ponto?
- Como representar a épura?
- Como encontrar a épura?
- O que é uma épura geometria descritiva?
- Como se determina a projeção horizontal de um ponto?
- Qual a quantidade mínima de pontos que definem uma determinada reta?
- O que é representação em épura?
- Que qualquer objeto pudesse ser representado pela épura?
- É exemplo do resultado de uma projeção ortogonal?
- O que se estuda em geometria descritiva?
Como fazer a épura de um ponto?
Para representar com exactidão os objectos a geometria descritiva recorre à épura, uma forma de representação que utiliza dois planos perpendiculares (os planos de projecção), nos quais serão representados duas vistas do objeto, uma de frente e outra de cima.
Como representar a épura?
Para obter a épura, gira-se o Plano Vertical de Projeção (PV) em torno da Linha de Terra no sentido horário, de tal forma que este coincida com o Plano Horizontal de Projeção (PH). Esta nova representação recebe o nome de épura.
Como encontrar a épura?
2. ÉPURA Pode-se rebater o plano (π) sobre o plano (π'), girando de 90° o plano (π) em torno da linha de terra, no sentido horário, fazendo com que os dois planos de projeção fiquem em coincidência, obtendo-se o que se chama de épura.
O que é uma épura geometria descritiva?
Épura é o resultado do processo de rebatimento do plano horizontal sobre o vertical no sentido horário. Lembrando-se que sobre estes planos encontram- se as projeções horizontais e verticais do que fora projetado.
Como se determina a projeção horizontal de um ponto?
Para determinar a posição de um ponto P é necessário projetá-lo sobre os dois planos de projeção. A projeção horizontal designa-se por (P') ou (P1) e a projeção vertical por (P") ou (P2). Um ponto no espaço é determinado por três coordenadas: altitude (eixo Z), longitude (eixo X) e latitude (eixo Y).
Qual a quantidade mínima de pontos que definem uma determinada reta?
Numa reta e num plano existem infinitos pontos (dentro e fora dele). Dois pontos distintos determinam uma única reta que passa por eles; Três pontos não colineares determinam um único plano que passa por eles.
O que é representação em épura?
A épura é uma representação, num plano, de qualquer entidade geométrica, mediante projeções ortogonais. Ela é muito usada em geometria descritiva e em desenho técnico para a representação de modelos e resolução de problemas.
Que qualquer objeto pudesse ser representado pela épura?
1 - Que qualquer objeto pudesse ser representado pela Épura. II - A épura consiste dentro da geometria descritiva à representação, num plano, de qualquer figura tridimensional. (modelo ou entidade geométrica), ... IV - Estas projeções ortogonais permitiriam o entendimento do objeto por sua elevação, planta baixa e perfil.
É exemplo do resultado de uma projeção ortogonal?
Projeções ortogonais são as figuras formadas no plano que resultam da projeção de todos os pontos de outra figura fora dele. ... Uma projeção ortogonal, portanto, pode ser imaginada como a sombra de uma figura geométrica em um plano sob o sol do meio-dia.
O que se estuda em geometria descritiva?
Dentro da Geometria, a Geometria Descritiva é a disciplina responsável pelo estudo das formas espaciais, se encarregando da representação das figuras tridimensionais sobre um plano, bem como a resolução de problemas destas formas.