Como deve ser elaborado o Genograma?

Índice

Como deve ser elaborado o Genograma?

Como deve ser elaborado o Genograma?

Como fazer um Genograma? Bem, o primeiro passo para fazer um Genograma é ter os nomes dos familiares e as respectivas relações de parentesco. Nesse sentido, podemos começar desenhando primeiro a árvore genealógica para, posteriormente, ir coletando mais dados sobre cada um dos membros da família.

Quais procedimentos podem ser utilizados para analisar os dados familiares?

Genograma e Ecomapa: Instrumentos para pesquisa com famílias.

O que o Genograma permite avaliar?

O Genograma Familiar é uma representação gráfica que mostra como uma família é “montada”. É uma rica fonte de hipóteses sobre um problema clínico que pode estar relacionado com o contexto familiar e sua evolução através do tempo. ... É uma avaliação visual de como as famílias integram entre si e a comunidade onde vivem.

Como representar separação no Genograma?

Use os símbolos padrão dos genogramas para representar os familiares e os relacionamentos, tanto normais quanto disfuncionais.

  1. Os homens são indicados por um quadrado. ...
  2. As mulheres são representadas por um círculo. ...
  3. Uma linha horizontal simboliza um casamento, e duas linhas inclinadas, separação.

Como fazer um Genograma familiar no PowerPoint?

Microsoft PowerPoint

  1. Abra um novo slide do PowerPoint e clique na guia “Inserir”. Selecione a forma que represente cada elemento do genograma.
  2. Continue editando o diagrama e rotulando com os dados apropriados.
  3. Salve o diagrama no seu PC após a edição clicando no botão “Salvar”, na guia “Arquivo”.

Quais as informações essenciais que devem ser levantadas durante o cadastramento das famílias?

(2,3) Os documentos comuns ao grupo familiar podem ser: (2,3): Capa ou envelope do prontuário: deve conter nome da instituição, o título “Prontuário Médico”, o nome e número de registro da família, assim como seu endereço.

Quando uma família deve procurar o aconselhamento genético?

Normalmente o aconselhamento genético é indicado para pessoas com histórico de câncer ou doenças degenerativas em parentes próximos. Para quem pretende ter filhos, é indicado para casais com idade avançada, portadores de alguma doença genética ou com filhos que possuem malformações e/ou anomalias.

Qual a principal função do Genograma?

De acordo com Nichols e Schwartz (1998), a principal função do Genograma é organizar os dados referentes à família durante a fase de avaliação e acompanhar os pro- cessos de relacionamento e de triângulos relacionais no decorrer da terapia.

Qual o objetivo de um Genograma?

Na terapia e no aconselhamento familiar, o Genograma é utilizado como um instrumento para engajar a família, destravar o sistema, rever dificuldades familiares, verifi- car a composição familiar, clarificar os padrões relacionais familiares e identificar a família extensa.

Que tipo de informação você quer obter com o genograma?

Por exemplo, um genograma pode lhe dizer quem está casado, divorciado, viúvo etc. Também lhe indicará quantos filhos cada união (geralmente entre dois indivíduos) tem, como cada um deles é e quais são as relações individuais entre os membros, mais do que fisicamente. Reflita sobre que tipo de informação você quer obter com o genograma.

Qual é o propósito do genograma?

A primeira coisa é definir qual é o propósito do genograma. Obviamente, em todos os casos, fornece informações sobre o ambiente histórico-familiar de uma pessoa. No entanto, esta informação pode ser usada para diferentes propósitos. Às vezes, os dados obtidos são muito úteis para fins médicos.

Quais são os símbolos básicos de um genograma?

Os símbolos básicos de um genograma podem se referir às características e circunstâncias de cada membro ou a seus relacionamentos. Algumas das linhas que nos fornecem informações sobre os relacionamentos interpessoais existentes entre os membros da família são:

Quais são os genogramas da família?

Assim, os genogramas da família são muito úteis para ajudar um profissional a detectar a origem de certos conflitos e padrões de comportamento que têm sua origem na família de uma pessoa. Eles também podem ser usados ​​para encontrar as causas de problemas emocionais, traços de personalidade ou maneiras de pensar.

Postagens relacionadas: