Como é feito o exame de Sedimentoscopia?
Índice
- Como é feito o exame de Sedimentoscopia?
- Para que serve o exame de Sedimentoscopia?
- O que é sedimento no exame de urina?
- Como fazer contagem de leucócitos na urina?
- Quais são as etapas do exame de urina?
- O que é o exame físico na urinálise?
- O que significa anormais e Sedimentoscopia?
- Qual o normal de Sedimentoscopia?
- Como detectar infecção urinária no exame de urina?
- Quando relatar espermatozoide na urina?
Como é feito o exame de Sedimentoscopia?
Na microscopia, uma amostra de urina é centrifugada para obter os sedimentos. Estes podem ser usados para examinar a presença de células epiteliais, leucócitos, hemácias, cilindros, cristais, bactérias e fungos. A centrifugação é um processo físico de separação.
Para que serve o exame de Sedimentoscopia?
Já a sedimentoscopia possui a finalidade de identificar e, ocasionalmente, quantificar vários componentes figurados, como: leucócitos, hemácias, células epiteliais, bactérias, cilindros, cristais e fungos.
O que é sedimento no exame de urina?
No exame de sedimento são observados: células de descamação (renais, pelve, vesicais, uretrais e vaginais), hemácias, leucócitos, cilindros (hialinos, leucocitários e granulosos), cristais, bactérias, muco e espermatozóides. Os cristais e cilindros são identificados e quantificados por campo de menor aumento (100x).
Como fazer contagem de leucócitos na urina?
Basta que se colete uma amostra de urina do paciente e envie para análise, porém alguns cuidados devem ser tomados para não afetar o resultado. O exame deve ser realizado dentro de 15 minutos a partir da coleta e, caso não seja possível o material deverá ser refrigerado.
Quais são as etapas do exame de urina?
A urinálise inclui três fases: Exame visual, que avalia a cor e a transparência da urina; Exame químico, que avalia 10 componentes da urina que podem estar alterados; Exame microscópico, que identifica e determina a quantidade e o tipo de células, bactérias, cristais e outros componentes que podem ocorrer na urina.
O que é o exame físico na urinálise?
Corresponde a avaliação das propriedades físicas da urina, como o seu volume, o seu cheiro e sua coloração. Na segunda etapa é feita a pesquisa de elementos anormais, que corresponde à pesquisa química feita na urina. Na terceira e ultima etapa é feita a sedimentoscopia, que corresponde ao exame microscópico da urina.
O que significa anormais e Sedimentoscopia?
O exame de elementos e sedimentos anormais (EAS) da urina, ou exame de urina tipo I, é um exame de rotina e corriqueiro, que procura fazer análise física (cor, aspecto, gravidade específica), análise química (pesquisa de pH, albumina, glicose, bilirrubina, cetona, etc.).
Qual o normal de Sedimentoscopia?
Quando os resultados da sedimentoscopia de urina mostram algumas células epiteliais ou raras células epiteliais, o exame pode ser considerado normal. A presença de poucas células podem ser resultado de uma descamação normal da uretra, ou de contaminação da amostra de urina analisada.
Como detectar infecção urinária no exame de urina?
Se o exame de urina revelar nitrito positivo, presença de sangue e numerosos leucócitos, por exemplo, pode ser indicativo de infecção urinária, mas só o exame de urocultura é que confirma a presença ou não de infecção.
Quando relatar espermatozoide na urina?
Em amostras de urina de homens a presença de espermatozóides pode indicar espermatorréia, uma das causas de infertilidade masculina; nesses casos deve-se relatar a presença de espermatozóides. Esses são facilmente reconhecidos pela cabeça oval, com tamanho de 4 a 6 micra, e pela cauda de 40 a 60 micra de comprimento.