O que é uma carga indutiva?
Índice
- O que é uma carga indutiva?
- Como a tensão elétrica se relaciona com a corrente elétrica em carga indutiva?
- Qual a diferença entre as cargas indutivas e capacitivas relacionadas entre a tensão e a corrente?
- Quais são as cargas indutivas?
- O que gera carga capacitiva?
- O que gera energia capacitiva?
- Qual a relação entre potência aparente é a potência ativa?
- O que é cargas resistivas?
- Como saber se a carga é resistiva?
- O que é um fator de potência?
- Qual a relação entre carga elétrica e corrente elétrica?
- Qual a diferença entre corrente elétrica e tensão elétrica?
- Qual a intensidade da corrente elétrica?
- Qual a tensão elétrica de um circuito elétrico?
O que é uma carga indutiva?
As cargas indutivas, geralmente utilizadas em motores e transformadores, criam campos magnéticos pelas bobinas existentes nos equipamentos que estão ligados a ela, produzindo potência reativa com onda de corrente atrasada em relação à tensão.
Como a tensão elétrica se relaciona com a corrente elétrica em carga indutiva?
Uma carga indutiva (por exemplo, motor elétrico), possui um atraso da corrente em relação à tensão. Essa particularidade faz com que parte da energia seja “devolvida” pela fiação elétrica (potência reativa).
Qual a diferença entre as cargas indutivas e capacitivas relacionadas entre a tensão e a corrente?
Cargas indutivas tais como motores e transformadores (equipamentos com bobinas) produzem potência reativa com a onda de corrente atrasada em relação à tensão. Cargas capacitivas tais como bancos de capacitores ou cabos elétricos enterrados produzem potência reativa com corrente adiantada em relação à tensão.
Quais são as cargas indutivas?
Exemplos de carga indutiva são: motores, solenoides, bobinas de contator, compressores, alto-falantes, relés, transformadores, indutores, geradores de energia, etc. As tomadas em sua parede canalizam corrente alternada, ou CA, o que significa que o fluxo da corrente é revertido periodicamente.
O que gera carga capacitiva?
A CARGA CAPACITIVA Já um sistema elétrico é capacitivo quando tem a presença de capacitores durante o percurso da corrente elétrica. Podem ser encontrados em dispositivos como computadores, lâmpadas fluorescentes e os chamados banco de capacitores.
O que gera energia capacitiva?
Já a carga capacitiva gera campos elétricos por meio dos condensadores presentes nessas cargas. É por essa razão que há uma demora na voltagem e também há o coeficiente de energia zero. ... A carga capacitiva é utilizada em equipamentos como computadores, banco de capacitores e lâmpadas fluorescentes.
Qual a relação entre potência aparente é a potência ativa?
A potência aparente é definida como a potência total que uma determinada fonte é capaz de fornecer, ou seja, a potência ativa na verdade é a “soma vetorial” da potência ativa com a potência reativa. A unidade de medida da potência aparente é o volt ampère (VA).
O que é cargas resistivas?
A CARGA RESISTIVA De um modo geral, uma resistência é um dispositivo que converte a energia elétrica para a geração de calor. Ela está presente nos ferros de passar roupa, nos chuveiros, nas lâmpadas incandescentes que costumávamos utilizar e que, atualmente, vêm sendo substituídas por opções mais modernas.
Como saber se a carga é resistiva?
Ao gerá-lo, também faz com que a energia percorra uma mesma direção dentro do sistema em cada ciclo. Para uma carga completamente resistiva, como por exemplo uma resistência de chuveiro ou uma lâmpada incandescente, o fator de potência será 1, pois a curva de tensão (V) e corrente (I) estarão juntas, ou “em fase”.
O que é um fator de potência?
Define-se também como fator de potência a relação entre potência ativa e potência reativa. Ele indica a eficiência com a qual a energia esta sendo usada. Um baixo fator de potência indica que a energia paga não está sendo plenamente utilizada. apenas 80% da energia fornecida pela concessionária.
Qual a relação entre carga elétrica e corrente elétrica?
Dessa forma, em um fio carregado com cargas elétricas positivas em uma extremidade e negativas na outra haverá tensão elétrica e corrente elétrica. Por isso, a tensão elétrica pode ser explicada como a energia necessária para a carga elétrica percorrer de um ponto ao outro.
Qual a diferença entre corrente elétrica e tensão elétrica?
A tensão elétrica pode ser comparada com a força exercida sobre os elétrons para que eles entrem em movimento, então podemos concluir que só existe corrente elétrica se existir tensão elétrica, porém pode existir tensão elétrica sem que haja corrente elétrica, pois a tensão é a comparação da diferença das cargas elétricas entre dois pontos.
Qual a intensidade da corrente elétrica?
A intensidade da corrente elétrica também é determinada pela mesma equação apresentada acima, só que nesse caso a quantidade de carga elétrica será dada pela soma de cargas positivas e negativas. O sentido da corrente elétrica é dado por uma convenção, que para muitos é um tanto estranha.
Qual a tensão elétrica de um circuito elétrico?
No sistema Internacional (SI), a tensão elétrica é medida em Volts (V). Para calcular a tensão elétrica de um circuito elétrico, utiliza-se a expressão: