Como a robótica pode auxiliar pessoas com necessidades especiais?

Índice

Como a robótica pode auxiliar pessoas com necessidades especiais?

Como a robótica pode auxiliar pessoas com necessidades especiais?

O Rex (exoesqueleto robótico, em inglês) foi desenvolvido para ajudar pessoas com paraplegia a se locomover. Com as pernas robóticas, elas podem andar e até subir escadas. As pernas são controladas por um joystick e os movimentos são alimentados por uma bateria recarregável, que dura cerca de duas horas.

Quais os empecilhos ainda existentes para a efetiva inclusão social das pessoas com deficiência?

A inclusão social se tornou uma política de Estado e tem criado diversas legislações que as defendem. As pessoas com deficiência encontram, ainda hoje, muitas barreiras de sua efetiva inserção na sociedade. Seja a falta de acessibilidade, ainda muito comum, ou mesmo o preconceito social.

Como a tecnologia ajuda na acessibilidade de pessoas com deficiências no mundo do trabalho?

A impressora braile permite que pessoas com deficiência visual possam, por exemplo, imprimir gráficos, diagramas e imagens para analisá-los. O ampliador Ruby aumenta textos em até 14 vezes para pessoas com visão reduzida.

Como a tecnologia pode ser utilizada em sala de aula em uma escola inclusiva?

Segundo o MEC — Ministério da Educação —, essa inclusão é possível graças ao apoio da tecnologia em sala de aula, que conta com recursos multifuncionais, além do espaço físico adequado e professores capacitados. Um dos recursos disponíveis é a impressão de materiais em Braile para alunos com deficiência visual.

Quais são as tecnologias para ajudar pessoas com deficiência?

Quais são as tecnologias para ajudar pessoas com deficiência? Várias. Os produtos vão desde softwares até artigos de robótica. O desenvolvimento tecnológico não revolucionou apenas o mercado de eletrônicos mas também vários equipamentos utilizados por pessoas com deficiência física e motora.

Por que as pessoas com necessidades especiais não conseguem se adaptar?

As pessoas com necessidades especiais enfrentam inúmeras dificuldades em seus ambientes de estudo, trabalho e até mesmo lazer. Isto porque não conseguem se adaptar a muitas práticas do cotidiano, que envolvem a participação dos sentidos, habilidades e recursos que uma pessoa portadora de alguma deficiência muitas vezes não consegue desenvolver.

Qual o papel da tecnologia assistiva na inclusão do deficiente visual?

O objetivo desse trabalho é expor através dos estudos realizados em diferentes locais, com diversas pessoas, o papel da tecnologia assistiva na inclusão digital do deficiente visual. Com base nos atuais problemas enfrentados pelos portadores de deficiência

Como a tecnologia evoluiu para a vida das pessoas?

“A tecnologia evolui para tornar a vida das pessoas, em geral, mais fácil e agradável. Para os portadores de deficiência, ela chegou para tornar as coisas possíveis, transformando a incapacidade em ação”, ressalta Rita Barch, diretora do Assistiva – Tecnologia e Educação.

Postagens relacionadas: