O que é a averbação do Habite-se?
Índice
O que é a averbação do Habite-se?
Habite-se é um certificado expedido pela prefeitura, que atesta que a obra seguiu as normas de construção, Legislação Municipal e que o imóvel pode ser utilizado para a finalidade para a qual foi construído.
O que é necessário para averbação do Habite-se?
Documentos para averbação de construção Habite-se; Certidão de conclusão de obra; Cópia do IPTU do ano vigente; Certidão Negativa de Débito (CND).
Quanto custa averbação do Habite-se?
Com a Certidão Negativa de Débito – CND – e Habite-se, deverá o proprietário comparecer ao Registro de Imóveis competente para AVERBAR A CONSTRUÇÃO. Pagará ao RI taxa no importe de R$ 100,00 e, após 20 a 30 dias, terá certidão de ônus reais com a construção legalizada.
Quanto tempo demora para sair o Habite-se?
30 dias Já o habite-se é um documento que declara que o imóvel foi construído de acordo com as normas municipais e pode ser habitado. Quanto tempo demora para sair o habita-se? O Habite-de tem um prazo de emissão de 30 dias, aproximadamente, após a solicitação.
Quando é necessário fazer uma averbação?
Elas devem ser anotadas na matrícula do imóvel para que as pessoas tenham acesso ao histórico do bem, caso seja preciso. Quando é necessário fazer uma averbação? Sempre que houver alguma modificação em que o procedimento é exigido por lei, como vamos explicar no próximo tópico.
Qual a finalidade da averbação?
A averbação é o ato de informar todas as alterações realizadas no imóvel e também na condição dos proprietários. Reformas, contrato de locação e até mesmo mudanças no estado civil dos donos devem ser indicados por meio da averbação.
Como fazer a averbação do imóvel?
A documentação é variável de acordo com o modelo de averbação que você precisa fazer. Em todos os casos, o proprietário irá ao cartório de registros de seu bem para dar entrada. Para não ter erro, quando notar que houve mudanças no imóvel que precisam dela, vá até o cartório de registro e peça a matrícula.
Qual o custo da averbação?
O custo da averbação é proporcional ao valor do imóvel. É aplicado quando é referente a uma construção ou demolição, compra e venda e qualquer outro tipo de modificação feita no imóvel. Os valores variam de acordo com o estado e cidade, por isso a necessidade de se informar junto ao cartório.