Como preencher a DLPA no SPED Contábil?

Índice

Como preencher a DLPA no SPED Contábil?

Como preencher a DLPA no SPED Contábil?

Resolução

  1. Acesse: Contábil > Contabilidade > Encerramento > Relatórios > DLPA com Exercícios Comparativos – IFRS. ...
  2. Se optar em Importar clique em Opções > Importação de Saldos Contábeis.
  3. Clique no botão Imprimir para visualizar o relatório.

O que é registro J215 SPED Contábil?

Registro J215: Fato contábil que altera a conta lucros acumulados ou a conta prejuízos acumulados ou todo o patrimônio. Esses registros não são obrigatórios e são filhos do registro J005 – Demonstrações Contábeis. Os registros J200 e J210 estão no mesmo nível do registro J100 Balanço Patrimonial já existente.

O que é o registro J800?

O registro J800 permite que seja anexado um arquivo em formato texto RTF (Rich Text Format) na escrituração, que se destina a receber informações que devam constar do livro, tais como notas explicativas, outras demonstrações contábeis, pareceres, relatórios, etc.

O que é o registro J005?

2) Registro J005 da ECD (Sped-Contábil): ... O PGE do Sped Contábil totaliza os registros de saldos periódicos (registro I155), na data do balanço, com base no código de aglutinação (registro I052). O valor assim obtido é confrontado com as informações constantes do Balanço Patrimonial (registro J100).

Quais dados devem constar na DLPA?

Logo, são todos esses dados que devem constar na DLPA. Ainda que seja fácil de ser elaborada manualmente, a DLPA pode ser criada de forma automatizada. Afinal, existem softwares que disponibilizam todas essas informações, desde que você se lembre de atualizar frequentemente os dados da ferramenta.

Como a DLPA pode ajudar no planejamento da empresa?

Com a DLPA é possível verificar a movimentação que o lucro (se houver) teve dentro da empresa. Por exemplo, se foi distribuído em dividendos a sócios ou reinvestido no negócio. A DLPA também mostra os períodos dentro do exercício em que houve lucro ou prejuízo. Isso é muito interessantes para ajudar no planejamento da empresa.

Por que a DLPA deve ser criada?

A DLPA deve ser criada pela contabilidade, com permissão da diretoria e da presidência, tendo os seguintes itens discriminados: saldo do final do período. Esses são os tópicos obrigatórios por lei, mas existem três itens da DLPA que merecem ser melhor explicados.

Quais são os benefícios da DLPA?

Afinal, por meio da DLPA, eles conseguem perceber períodos que aconteceram mais lucros ou prejuízos, notar as variações do caixa, entender o tamanho do crescimento do negócio e descobrir se é possível realizar alguns investimentos como, por exemplo, a expansão da empresa ou a contratação de novos colaboradores.

Postagens relacionadas: