Como funciona a caixa de inspeção de esgoto?

Índice

Como funciona a caixa de inspeção de esgoto?

Como funciona a caixa de inspeção de esgoto?

O seu funcionamento é simples: a caixa possui um pouco de água em seu fundo, responsável pela filtragem da gordura (que fica “flutuando” sobre a água). As caixas são instaladas no sistema hidráulico da casa, próximas à saída da pia da cozinha.

O que é uma caixa de inspeção?

Trata-se de um elemento do sistema de esgoto normalmente produzido em concreto, que deve ser encaixado nas tubulações, em pontos críticos de entupimento. A caixa de inspeção facilita o acesso aos tubos para realizar a limpeza e desobstrução, e assim prosseguir sua utilização sem a necessidade de troca.

Como funciona a caixa de inspeção?

A caixa de Inspeção também é um pequeno reservatório com tampa onde é despejado o esgoto dos cômodos que não tem gordura, como banheiros e área de serviço. Serve para inspecionar, ou seja, verificar qualquer problema ou entupimento no caminho do esgoto antes que ele seja jogado na rede pública.

Onde colocar a caixa de inspeção de esgoto?

Caixa de Inspeção Como Instalar

  1. A princípio, as caixas devem ter uma distância maior que 25 metros elas;
  2. A distância entre a última caixa de inspeção e o coletor da rede pública precisa ser de até 15 metros;
  3. Também deve ter até 10 metros de distância dos ramais de caixas sifonadas, vasos sanitários e caixas de gordura;

Para que serve a caixa de inspeção?

As caixas de inspeção são elementos de um sistema coletor de esgoto sanitário que possuem a função de descontinuar as tubulações, facilitando operações de limpeza e desobstrução. Elas são aplicadas em determinados trechos do coletor, sendo sempre externas à edificação.

Como funcionam as caixas de inspeção?

Estas caixas que foram dispostas ao longo do coletor predial irão servir para fazer desobstruções (popular desentupimento), sem maiores percalços. Seu fundo possuirá declividade o suficiente para provocar o escoamento dos dejetos, pois caixas de inspeção funcionam como locais de passagem, não de acumulação e tratamento de dejetos.

Qual a distância entre as caixas de inspeção?

Feito isso, deve-se dispor caixas de inspeção seguindo essas regras: Distância entre elas não superior a 25 m. Distância entre a última caixa e o coletor da rede pública de esgoto de até 15 m. Até 10 m de distância de ramais de esgoto de vasos sanitários, caixas sifonadas ou mesmo caixas de gordura.

Qual a profundidade da caixa de inspeção?

O serviço de limpeza pode ser realizado com o uso de equipamentos mecânicos. Por isso, não se recomenda confeccionar caixas de inspeção em alvenaria muito pequenas (inferiores a 0,60 x 0,60 m, com profundidade variável).

Por que a caixa de inspeção deve seguir a norma?

OBS : A caixa de inspeção da sua instalação deve seguir as madidas mencionadas na norma , utilizando inclusive tubos e conexões com diâmetro de 200mm adotados na caixa de gordura . Esperamos ter contribuído para o sucesso da sua instalação .

Postagens relacionadas: